2007-07-28

VIVA o EVANGELHO de DOMINGO, 29 de Julho

Lc. 11,1-13.
Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos:
«Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.»
Disse-lhes Ele:
«Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.»
Disse-lhes ainda:
«Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.»
«Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»

2007-07-23

No Campo da FAVA



Autor: Bruno Melo, Campo da FAVA, 22/07/2007

2007-07-21

Marta, Maria e Jesus pintados por Vermeer

Cristo con Marta e Maria.
Edinburgh, National Gallery of Scotland. 160 x 142 cm. c.1654-56.

VIVA o EVANGELHO de DOMINGO, 22 de Julho

Lc. 10,38-42.
Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia.
E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra.
Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse:
«Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.»
O Senhor respondeu-lhe:
«Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»

2007-07-20

Brincar com a vida dos outros

«A linha do 112 recebeu no ano passado 24 mil chamadas falsas, que motivaram a saída de nove mil ambulâncias, anunciou hoje o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), lembrando que "cada brincadeira" pode dificultar o socorro a quem dele precisa.»

2007-07-17

Judaísmo

Surgiu em França um site que é um manancial de informação sobre o Judaísmo: fundamentos, celebrações, história, cultura.

Pode ser visto aqui.

VIVA o EVANGELHO de DOMINGO, 15 de Julho

Lc. 10,25-37.
Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?»
Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?»
O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.»
Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?»
Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.'
Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?»
Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.»
Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»

2007-07-13

Agradeço ao Paulo e Domingas o excelente serviço noticioso, fotografias e texto do evangelho.

António da Veiga

2007-07-12

Novo passo atrás?

A Congregação para a Doutrina da Fé pretende fazer a interpretação autêntica do Vaticano II, como se revela neste texto agora publicado.

E para "ajudar" o esforço ecuménico, acaba declarando que as Igrejas da Reforma não são Igrejas:

Pourquoi les textes du Concile et du Magistère postérieur n’attribuent-ils pas le titre " d’Église " aux Communautés chrétiennes nées de la Réforme du XVIe siècle ?
Réponse. Parce que, selon la doctrine catholique, ces Communautés n’ont pas la succession apostolique dans le sacrement de l’ordre. Il leur manque dès lors un élément essentiel constitutif de l’Église. Ces Communautés ecclésiales, qui n’ont pas conservé l’authentique et intégrale réalité du Mystère eucharistique, surtout par la suite de l’absence de sacerdoce ministériel, ne peuvent être appelées " Églises " au sens propre selon la doctrine catholique.

Educação intercultural


Um centro de educação judaico-árabe recebeu ontem o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, que é atribuído pela primeira vez.


O projecto Hand in Hand Center for Jewish-Arab Education foi distinguido pelo seu empenho na comunicação intercultural, ao juntar crianças árabes e judias numa aprendizagem diferente: a de viver em igualdade.

O projecto bilingue, plantado no Estado israelita em 1997 pelas mãos do árabe Lee Gordon e do judeu Amin Khalaf, parecia a muitos, na altura, ter os dias contados. Hoje, conta com três escolas, incluindo uma em Jerusalém, prepara-se para abrir a quarta e quer criar mais seis. Em dez anos, passou de 50 para 750 alunos.
in Público, hoje.

«Creating an alternative model of education integrating Arab and Jewish children in contrast to the segregated Israeli educational system»

2007-07-07

Temos o nosso nome escrito no céu!

às vezes está escondido pelas nuvens, mas está lá!

VIVA o EVANGELHO de DOMINGO, 8 de Julho

Lc. 10,1-12.17-20.
Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.
Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.' Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou.'» «Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.
Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós, em teu nome!»
Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu.»

2007-07-06

Oriente e Ocidente


A situação dos Cristãos no Iraque é cada vez mais dramática. Descrita nos termos do Arcebispo de Kirkuk, que a vive na pele, pode ser lida aqui. Enfim, brilha uma centelha de esperança: “apesar da total ausência de segurança e da vaga de emigração que varre o país, ainda há esperança, porque, nele, a fé está profundamente enraizada”. Creio que lhes devemos solidariedade - até porque a História mostra que ao lado da mão do mundo muçulmano na opressão dos cristãos do Oriente sempre esteve a do Ocidente. Foi com um amigo, cristão árabe, que comecei a reconhecê-lo.

Falando ainda de Cristãos do Oriente, e citando a mesma fonte vejam a carta circular do mesma instituição sobre os cristãos da Índia, venho a saber que o Governo Indiano não concede vistos a missionários estrangeiros desde 1953 - o que, convenhamos, descontado o amor próprio da nação, não honra nada as tradições de pluralismo e tolerância religiosa da Índia.

Para acabar mais próximo de nós, fique-se a saber que na Turquia, o Supremo Tribunal decidiu não reconhecer o título de “ecuménico” ao Patriarca de Constantinopla - i.e., explicado por quem sabe, retira-lhe qualquer valor ao seu significado para todo o mundo cristão ortodoxo. Muita História a rever para a Turquia poder avançar para o futuro.

2007-07-05

Super atleta

Vejam este video.

http://www.youtube.com/watch?v=WhFTFiJf4g4


Pode ser que juntos consigamos um mundo um pouco melhor.
No mínimo, tenhamos atenção ao local onde estacionamos os carros.

2007-07-02

Prémio português

Vale a pena chamar a atenção para as acções meritórias de que os portugueses são capazes, e de que aqui temos um excelente exemplo recente.

Foi premiado o ARAVIND EYE CARE SYSTEM (MADURAI, INDIA) pela Fundação Champalimaud.

Pode ver-se aqui.

VIVA o EVANGELHO de Domingo, 1 de Julho

Lc. 9,51-62.
Como estavam a chegar os dias de ser levado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem. Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém.
Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. E foram para outra povoação.
Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.»
E disse a outro: «Segue-me.»
Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.»
Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.»
Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.»
Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não está apto para o Reino de Deus.»