2011-12-17

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho de Domingo 18 de Dezembro, 4º Domingo do Advento, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho do 4º Domingo do Advento


Lc 1,26-38.
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»
Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.
Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?»
O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.»
Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

2011-12-11

4 pontos muito concretos

Vale a pena ler com atenção o artigo de Anselmo Borges desta semana: "A Igreja: obstáculo para a fé?"

Aqui fica um excerto:

Já aqui apresentei as ideias fundamentais da mais recente obra de Hans Küng: Ist die Kirche noch zu retten? (A Igreja ainda tem salvação?). Retomo a questão, partindo de uma entrevista sua à SWR2, a propósito do livro. (…)
Como exemplo da crise que atravessa a Igreja apresenta o caso da sua própria comunidade na Suíça. Havia quatro padres, hoje não há nenhum. Há um diácono fantástico, mas ele não pode presidir à Eucaristia por não ter sido ordenado sacerdote, e não pode sê-lo, porque é casado. "É completamente absurdo. Temos de abordar uma série de pontos muito concretos: 
1. o celibato tem de ser opcional; 
2. as mulheres têm de ter acesso aos cargos eclesiais; 
3. é preciso permitir que os divorciados participem na Eucaristia; 
4. deve estabelecer-se comunidades eucarísticas entre as diferentes confissões cristãs, sem se ter de esperar outros 400 anos."

2011-12-10

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho de Domingo 11 de Dezembro, 3º Domingo do Advento, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

O que pregava João Baptista? 
Anuncia que a salvação está no meio de nós, mas como a podemos ver? Como damos testemunho da presença de Jesus no meio de nós?

A vida questiona o Evangelho do 3º Domingo do Advento

Jo. ‪1,6-8.19-28.‬
Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele.
Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.
Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.»
E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: 'Rectificai o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías.»
Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram: «Então porque baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?»
João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.»
Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.

2011-12-08

Abu-Gosch


 

La communauté bénédictine d’Abu-Gosch, tout comme le village arabe du même nom, près de Jérusalem, est réputée pour les excellentes relations qu’elle entretient avec ses voisins juifs. Le lieu fut identifié par les Croisés comme étant le site biblique d’Emmaus… Hasard ou clin d’oeil, aujourd’hui l’abbaye accueille des juifs, des chrétiens, des musulmans, des touristes, et surtout…des soldats israéliens !
Ver aqui.

2011-12-03

Diálogo com o Evangelho


Diálogo com o Evangelho de Domingo 4 de Dezembro, 2º Domingo do Advento, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

- Como me preparo para que Jesus venha e entre na nossa vida, na vida da nossa família, na vida da nossa sociedade?

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 4 de Dezembro


Mc. 1,1-8.
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: «Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas
João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo

2011-12-01

Os fieis tomam a palavra


Depois dos teólogos de língua alemã com o seu manifesto e dos padres austríacos com o apelo à desobediência, surge o manifesto “Os fiéis tomam a palavra" (Gelovigen nemen het woord). 

Já tem mais de 6 mil assinaturas.


A tradução pode ser encontrada aqui

Fonte: tribo de jacob