Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios. Mostrar todas as mensagens

2007-10-16

Inês em Santo Domingo

La Zaura, Sto Domingo

A Inês foi a mais nova participante no Encontro de Fé e Oração que deu origem ao Regador.
Falei com a Inês pelo telefone (lá são menos 5 horas que em Portugal) que me disse que podia divulgar este primeiro mail de noticias que de lá mandou a 5 de Outubro.
É uma "honra" para nós termos a Inês a fazer esse trabalho fantástico e com tanto entusiasmo
Não deixem de lhe enviar os SMS de que ela gosta e claro... de rezar por ela e pela missão das irmãs dominicanas com quem está a viver.
Um abraço do frei Eugénio


Olá a todos!!!

Aqui estão as primeiras noticias da Republica Dominicana:

Fui muitissimo bem acolhida pelas duas comunidades onde vou viver estes 3 meses! Vou dividir o tempo entre La Zurza e Sabana Perdida, duas comunidades muito diferentes.

La Zurza fica mesmo na cidade de Santo Domingo. E um bairro cheio de casas/barracas tão próximas e encavalitadas umas nas outras, que o ambiente se torna muito claustrofobico. Não há espaço! Juntem muita sujidade, calor, droga, musica e violencia e ficam com uma ideia…


Aquí vivem varios refugiados do haiti, que se encontram numa situaçao complicada. Para serem legalizados precisam de muito tempo e dinheiro. Maior parte sao extremamente trabalhadores, mas mesmo assim mal conseguem ter dinheiro para comer e muito menos juntar para se legalizarem…


Nesta comunidade estou a ajudar na legalizaçao e a dar aulas aos filhos dos refugiados que podem ir para as escolas publicas, porque os pais nao estao legalizados!

Quando não estou a viver em La Zurza, mudo-me de mochila as costas (os trasportes sao mesmo engraçados! Taxis mesmo velhos e amassados que levam 7 pessoas ao mesmo tempo) para Sabana Perdida.


Sabana Perdida fica nos arredores de Santo Domingo. Ha mais espaço para respirar, mas a comunidade e mais pobre. Faltam condicoes basicas. Nunca ha agua e luz o dia todos, ha imensas crianças desnutridas, analfabetos, droga e violencia.


Estou a ajudar no centro de saude, a dar aulas e a dar apoio as varias familias de uma forma geral. O que e bom e se ve em Sabana Perdida, e que ha um grande espirito de comunidade! Quem esta com este projecto ja criou varias redes e delegou tarefas importantes nas pessoas do bairro que as cumprem com diligencia!

Estar no meio desta realidade foi como uma estalada na cara! Estou muito revoltada com as situaçoes injustas (todos os dias novas) com que me deparo! Apesar das dificuladades, todas as pessoas com quem me cruzo me convidam a entrar em sua casa, oferecem-me o que tem para comer e conversam comigo animadas!

Estou muito feliz de estar aquí e neste momento nao me imagino em mais nenhum sitio do planeta!

Nao posso ir com facilidade a Internet e por isso nao vou dar noticias regularmente…Mas escrevam-me muito para matar saudades!


Beijos e beijos para todos,
Inês!

2007-10-14

Santíssima Trindade

Foi inaugurada em Fátima a Igreja da Santíssima Trindade.
É importante pelas marcas que deixa no Santuário: centrar na Trindade (para não andar tudo só à volta do culto mariano) e pela beleza e linguagem estética que introduz em Fátima (e que bem precisa de levar uma volta).
Quanto à histeria que se gera à volta da possível visita de Bento XVI subscrevemos o que Funes
escreve e que vale a pena ler.

2007-09-20

Boa notícia e motivo de oração

Nápoles, de 21 a 23 de Outubro, hospeda os representantes das religiões e das culturas mundiais e torna-se capital da paz, recolhendo os desafios, as perguntas e sobretudo as expectativas de homens e mulheres, de povos inteiros.
Três dias de encontro, de oração e de confronto, para construir, juntos, no diálogo, “um mundo sem violência”.


007-09-19 - LA PROCHAINE RENCONTRE INTERRELIGIEUSE DE NAPLES
Benoît XVI, le patriarche Bartholomée Ier, le métropolite orthodoxe Kirill, le Dr. Rowan Williams, archevêque de Cantorbery, Yona Metzger, grand rabbin d'Israël et Ahmed Al-Tayyeb, de l'université d'Al-Azhar en Egypte, se retrouveront à Naples.Il s'agit là d'une importante réunion inter-religieuse en faveur de la paix, avec de hauts dignitaires catholiques, orthodoxes, musulmans et juifs, qui
se tiendra du 21 au 23 octobre à Naples, grâce à la communauté catholique de Sant'Egidio qui organise l'événement. Benoît XVI, recevra à déjeuner les quelque 300 participants à cette manifestation organisée pour marquer le 21e anniversaire de la rencontre inter-religieuse d'Assise, voulue à l'époque par le pape Jean Paul II pour relancer la paix dans le monde.Les représentants de plusieurs religions orientales, bouddhiste, hindouiste ou shintoïste seront également présents à la rencontre, qui a pour thème: "Pour un monde sans violence: religions et cultures en dialogue".".
(information:
Sant'Egidio)

2007-07-05

Super atleta

Vejam este video.

http://www.youtube.com/watch?v=WhFTFiJf4g4


Pode ser que juntos consigamos um mundo um pouco melhor.
No mínimo, tenhamos atenção ao local onde estacionamos os carros.

2007-06-09

ECO - conferência do RIO - Grito profético




É um grito profético que vale a pena ver e ouvir.

E continua actual, embora desde o RIO (1992, já lá vão 15 anos!) já muito se tenha feito.
E é urgente continuar a AGIR!

2007-05-16

Papa aos Bispos

Foi considerado o discurso mais marcante que o Papa fez no Brasil, na Catedral de S. Paulo, aos bispos do Brasil, no dia 11 de Maio.

O texto integral pode ser lido aqui.

Para ler um bom resumo visite este site (em espanhol).

2007-05-13

Jovens, Igreja, Brasil

A maioria dos jovens católicos brasileiros, entre 18 e 29 anos, dizem que, mesmo praticando o oposto do que a doutrina prega, são bons católicos. É a Igreja, na opinião deles, que está atrasada.
Esta é a conclusão de uma pesquisa exclusiva do Ibope, que entrevistou quase dois mil jovens, em 315 municípios.
A maioria desses jovens se declarou católica, mas não se sente culpada por não seguir ao pé da letra algumas orientações da Igreja. Para eles, acima de tudo está a fé.
Pode ler aqui um resumo dos resultados da pesquisa, sobre a qual vale a pena reflectir.
Se calhar, em Portugal o resultado não seria muito diferente.

2007-05-08

CRISTÃOS IRAQUIANOS

Vi esta notícia . É muito chocante. Vergonha para extremistas e insurrectos e para as autoridades americanas e iraquianas que os deixam andar.

Kamar Anuar, a 44-year-old Christian, has abandoned his home after he found a threatening letter in his garden, signed by an alleged Islamist group, telling him to convert to Islam or leave the country. Anuar, a resident of Dora district, one of the mainly Christian Baghdad neighbourhoods, has decided to take refuge in a relative's home in Kurdistan in the north. "We [Christians] are at the end of our tether because in four years of [US] occupation and discrimination against our religion, we have never felt so threatened," said Anuar. "In my neighbourhood, every Christian family has received threatening letters." Anuar is one of thousands of people from minority groups who live in fear of their lives. "I saw a family being killed in front of me because they refused to leave their home. Insurgents shot dead the couple, an elderly woman and two children, and left a message by their side saying that it [the killing] was just to show what would happen if any other [Christian] family insisted on remaining in Dora district, which is already populated by Sunni fighters" Anuar added.

2007-04-25

Intolerância

Três pessoas foram assassinadas numa editora de Biblias, em Malatya, na Turquia, no dia 18 de Abril de 2007, num ataque de cariz religioso que voltou a acender a discussão sobre o regime turco.

Vale a pena ler esta notícia para que o Acutilante nos chama a atenção e de que se reproduz esta passagem:

«Nevertheless, there is no longer any doubt that Turkey has run into serious difficulties as far as the development of its civil society is concerned. The murder of the Turkish Protestants exposes a deep-seated problem: Turkey is at a standstill - or even regressing - when it comes to key issues like tolerance and pluralism. "In Germany, Turks residing there have opened up more than 3,000 mosques. If in our country we cannot abide even by a few churches, or a handful of missionaries, where is our civilization?" wrote Ertugrul Özkök, editor-in-chief of leading secular Turkish daily Hürriyet, in a hard-hitting editorial on the murders. "Where is our humanity, our freedom of belief, our beautiful religion?" he asks.»