Mostrar mensagens com a etiqueta Sinais de esperança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sinais de esperança. Mostrar todas as mensagens

2007-10-26

Uma Europa de Valores

Os Bispos da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) publicaram em Maio de 2005 uma análise teológica do processo de integração europeia, com o título – O futuro da Europa e a responsabilidade dos católicos
Posteriormente, por acasião do 50.º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, solicitaram a um certo número de homens e de mulheres católicos (leigos) um relatório sobre os valores e os princípios que estão na base da União Europeia.
Esse relatório, sob o título «Uma Europa de Valores - A dimensão Ética da União Europeia» está traduzido em português e pode ser lido aqui.

2007-10-16

Inês em Santo Domingo

La Zaura, Sto Domingo

A Inês foi a mais nova participante no Encontro de Fé e Oração que deu origem ao Regador.
Falei com a Inês pelo telefone (lá são menos 5 horas que em Portugal) que me disse que podia divulgar este primeiro mail de noticias que de lá mandou a 5 de Outubro.
É uma "honra" para nós termos a Inês a fazer esse trabalho fantástico e com tanto entusiasmo
Não deixem de lhe enviar os SMS de que ela gosta e claro... de rezar por ela e pela missão das irmãs dominicanas com quem está a viver.
Um abraço do frei Eugénio


Olá a todos!!!

Aqui estão as primeiras noticias da Republica Dominicana:

Fui muitissimo bem acolhida pelas duas comunidades onde vou viver estes 3 meses! Vou dividir o tempo entre La Zurza e Sabana Perdida, duas comunidades muito diferentes.

La Zurza fica mesmo na cidade de Santo Domingo. E um bairro cheio de casas/barracas tão próximas e encavalitadas umas nas outras, que o ambiente se torna muito claustrofobico. Não há espaço! Juntem muita sujidade, calor, droga, musica e violencia e ficam com uma ideia…


Aquí vivem varios refugiados do haiti, que se encontram numa situaçao complicada. Para serem legalizados precisam de muito tempo e dinheiro. Maior parte sao extremamente trabalhadores, mas mesmo assim mal conseguem ter dinheiro para comer e muito menos juntar para se legalizarem…


Nesta comunidade estou a ajudar na legalizaçao e a dar aulas aos filhos dos refugiados que podem ir para as escolas publicas, porque os pais nao estao legalizados!

Quando não estou a viver em La Zurza, mudo-me de mochila as costas (os trasportes sao mesmo engraçados! Taxis mesmo velhos e amassados que levam 7 pessoas ao mesmo tempo) para Sabana Perdida.


Sabana Perdida fica nos arredores de Santo Domingo. Ha mais espaço para respirar, mas a comunidade e mais pobre. Faltam condicoes basicas. Nunca ha agua e luz o dia todos, ha imensas crianças desnutridas, analfabetos, droga e violencia.


Estou a ajudar no centro de saude, a dar aulas e a dar apoio as varias familias de uma forma geral. O que e bom e se ve em Sabana Perdida, e que ha um grande espirito de comunidade! Quem esta com este projecto ja criou varias redes e delegou tarefas importantes nas pessoas do bairro que as cumprem com diligencia!

Estar no meio desta realidade foi como uma estalada na cara! Estou muito revoltada com as situaçoes injustas (todos os dias novas) com que me deparo! Apesar das dificuladades, todas as pessoas com quem me cruzo me convidam a entrar em sua casa, oferecem-me o que tem para comer e conversam comigo animadas!

Estou muito feliz de estar aquí e neste momento nao me imagino em mais nenhum sitio do planeta!

Nao posso ir com facilidade a Internet e por isso nao vou dar noticias regularmente…Mas escrevam-me muito para matar saudades!


Beijos e beijos para todos,
Inês!

2007-09-27

Amendoeira


"Na belíssima e finíssima, imensa cena da vocação de Jeremias, tecida em forma dialogal (...) Deus confia a Jeremias uma missão difícil: «Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Vê! Eis que te constituo hoje, sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e para destruir, para exterminar e para demolir, para construir e para plantar» (Jr 1,9-10).

Os verbos falam por si. Quatro verbos negativos, os primeiros. Apenas dois verbos positivos, os últimos. À primeira vista, a missão de Jeremias apresenta-se ingrata, espinhosa, arrasadora, quase catastrófica. Primeiro destruir, e muito; só depois construir, um bocadinho. (...)

De facto, depois de lhe ter confiado aquela missão, aparentemente desgraçada, assente naqueles primeiros quatro verbos negativos (só os dois últimos são positivos), Deus ousa perguntar a Jeremias: «O que vês, Jeremias?» Ao que Jeremias responde: «Vejo um ramo de amendoeira!» (Jr 1,11). E Deus manifesta a sua aprovação a este modo de ver de Jeremias, dizendo: «Viste bem, Jeremias, viste bem!» (Jr 1,12). «Bem» diz-se em hebraico tôb. Mas tôb significa também «belo» e «bom». Jeremias vê, portanto, «bem», «belo» e «bom»!

A amendoeira é uma das poucas árvores que floresce em pleno inverno. Ao responder: «Vejo um ramo de amendoeira», Jeremias já ergueu os olhos da invernia e da tempestade e do lodo e da lama e da catástrofe e da morte que tinha pela frente, e já os fixou lá longe, ou aqui tão perto, na frágil-forte-vigilante flor da esperança que a amendoeira representa. (...)

Senhor, afina o meu olhar pela flor que Tu quiseres. Faz-me ver sempre bem, belo e bom. Faz-me ver com o olhar com que me vês, e com que olhas a tua criação. Contemplação."

António Couto, Homilia de sagração episcopal, 23/09/2007

2007-09-20

Boa notícia e motivo de oração

Nápoles, de 21 a 23 de Outubro, hospeda os representantes das religiões e das culturas mundiais e torna-se capital da paz, recolhendo os desafios, as perguntas e sobretudo as expectativas de homens e mulheres, de povos inteiros.
Três dias de encontro, de oração e de confronto, para construir, juntos, no diálogo, “um mundo sem violência”.


007-09-19 - LA PROCHAINE RENCONTRE INTERRELIGIEUSE DE NAPLES
Benoît XVI, le patriarche Bartholomée Ier, le métropolite orthodoxe Kirill, le Dr. Rowan Williams, archevêque de Cantorbery, Yona Metzger, grand rabbin d'Israël et Ahmed Al-Tayyeb, de l'université d'Al-Azhar en Egypte, se retrouveront à Naples.Il s'agit là d'une importante réunion inter-religieuse en faveur de la paix, avec de hauts dignitaires catholiques, orthodoxes, musulmans et juifs, qui
se tiendra du 21 au 23 octobre à Naples, grâce à la communauté catholique de Sant'Egidio qui organise l'événement. Benoît XVI, recevra à déjeuner les quelque 300 participants à cette manifestation organisée pour marquer le 21e anniversaire de la rencontre inter-religieuse d'Assise, voulue à l'époque par le pape Jean Paul II pour relancer la paix dans le monde.Les représentants de plusieurs religions orientales, bouddhiste, hindouiste ou shintoïste seront également présents à la rencontre, qui a pour thème: "Pour un monde sans violence: religions et cultures en dialogue".".
(information:
Sant'Egidio)

2007-09-12

Documento final de Sibiu

Vale a pena ler a Mensagem Final da III Assembleia Ecuménica Europeia que se reuniu em Sibiu (versão em francês).
Realço em particular as recomendações dirigidas à Europa e ao Mundo, das quais se destacam as seguintes:
V : Nous recommandons que nos églises reconnaissent que les immigrés chrétiens ne sont pas simplement des bénéficiaires d’accompagnement religieux, mais qu’ils peuvent jouer un rôle actif et plein dans la vie de l’Eglise et de la société
VII : Nous demandons vivement à tous les chrétiens européens d’accorder un soutien fort aux objectifs de développement du Millénium décrété par les Nations Unies comme mesure urgente en vue d’un allègement de la pauvreté.
IX : Nous recommandons d’appuyer des initiatives pour la remise de la dette et pour la promotion du commerce équitable.
X : Nous recommandons de réserver la période du 1er septembre au 4 octobre à la prière pour la protection de la création et la promotion de styles de vie durables qui fait reculer notre contribution négative au changement climatique.

2007-09-08

Assembleia Ecuménica Europeia

Photo CCEE-CEC / Ag. Siciliani

Está a decorrer em Sibiu (centro da Roménia e Capital Europeia da Cultura 2007) a III Assembleia Ecuménica Europeia que reúne 2500 participantes das diferentes confissões: igreja católica, igrejas ortodoxas, protestantes e anglicanas.

Podemos esperar algum avanço de concreto no diálogo ecuménico depois de tantos passos atrás dos últimos tempos?

2007-07-12

Educação intercultural


Um centro de educação judaico-árabe recebeu ontem o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, que é atribuído pela primeira vez.


O projecto Hand in Hand Center for Jewish-Arab Education foi distinguido pelo seu empenho na comunicação intercultural, ao juntar crianças árabes e judias numa aprendizagem diferente: a de viver em igualdade.

O projecto bilingue, plantado no Estado israelita em 1997 pelas mãos do árabe Lee Gordon e do judeu Amin Khalaf, parecia a muitos, na altura, ter os dias contados. Hoje, conta com três escolas, incluindo uma em Jerusalém, prepara-se para abrir a quarta e quer criar mais seis. Em dez anos, passou de 50 para 750 alunos.
in Público, hoje.

«Creating an alternative model of education integrating Arab and Jewish children in contrast to the segregated Israeli educational system»