2008-05-31

...como uma CASA sobre a ROCHA

Casa Malaparte, Capri
arq: Adalberto Libera, 1938

A vida questiona o Evangelho

Domingo, 1 de Junho 2008
Mt. 7,21-27.
«Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu.
Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’
E, então, dir-lhes-ei:
'Nunca vos conheci;
afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’»

«Todo aquele que escuta estas minhas palavras
e as
põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»

2008-05-25

A vida questiona o Evangelho

Domingo, 25 de Maio 2008
Mt. 6,24-34.
«Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.»
«Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: 'Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema

2008-05-24

Trasladação de S. Domingos

Celebra-se hoje uma das duas datas de festa de São Domingos: a trasladação do corpo de Domingos, ocorrida em 1233.
Aqui fica o relato deste acontecimento, contado na primeira pessoa, pelo beato Jordão de Saxónia, contemporâneo de São Domingos.

2008-05-21

A vida questiona o Evangenho

JO. 6,51-58.
Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»
Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!»
Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.
Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia,
porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida.
Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele.
Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim.
Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»

Acórdão inédito

Trata-se de um acórdão inédito em Portugal: o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a competência de um tribunal cível para o apreciar o pedido de compensação pelos anos que Fátima Diogo passou na Liga dos Servos de Jesus, instituição ligada à diocese da Guarda da qual foi expulsa.
A compensação pedida
corresponde, "no mínimo", ao pagamento de metade do salário mínimo, durante os 23 anos de integração na Liga. Montante a que a queixosa, hoje com 53 anos, diz ter direito, porque "trabalhou gratuitamente nos melhores e mais produtivos dias da sua vida, produzindo riqueza para a liga que, assim, viu aumentado o seu património".
Numa primeira decisão os tribunais remeteram a questão para os tribunais eclesiásticos, mas após sucessivos recurso os magistrados do STJ consideraram o contrário, sublinhando que, se assim não fosse, incorrer-se-ia numa situação de "denegação da justiça, com violação da garantia constitucional do acesso ao Direito e aos tribunais".

Não conhceço este acórdão, mas vou tentar obtê-lo para o ler e colocar no Blog.

2008-05-19

A verdadeira catedral da Trindade

Ao mesmo tempo que se fez a Basílica da Trindade em Fátima, publicou-se uma tradução do De Trinitate de Santo Agostinho. Não é um livro sobre a Trindade apenas, mas sobre o homem que é a sua imagem embora imperfeita (livro ix.2.2): "quando amo há três coisas: eu, o que eu amo e o amor em si. Eu não amo o amor se não amar o que ama, pois não há amor onde nada é amado. Há, portanto, três coisas, o que ama, o que é amado e o amor." Esta citação tem 48 palavras, 12 delas são ou amor ou formas do verbo amar. Bom ponto de partida para conhecer Deus e conhecermo-no como suas imagens.

Trindade


Ícone do pintor russo Andrei Rubliev (séc. XIV-XV)

Que melhor dizer sobre a Trindade do que olhar este ícone que a representa a  partir da prefiguração dos 3 anjos que apareceram a Abraão (Gn. 18)?
As três faces são iguais e as três figuras podem ser compreendidas em um círculo. Vestem túnica de cor azul - a cor dos céus. À direita o Espírito, como um manto verde, cor da vida nova; ao fundo uma montanha - lugar de encontro com Deus. A figura do meio representa Cristo: com uma faixa dourada, símbolo da realeza, ao mesmo tempo que uma túnica castanha cor da Terra que alude à sua Humanidade; por trás, há uma árvore que nos sugere, sobretudo, a nova árvore da vida que é cruz.
A figura do lado esquerdo é o Pai para quem as outras duas figuras olham. Por trás uma casa ("na casa de meu pai há muitas moradas"; se alguém me ama .. meu Pai o amará ... e nele estabelecermos a nossa morada)...

2008-05-18

VIVA o Evangelho de Domingo, 18 de Maio

Jo. 3,16-18
Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.
De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus.

2008-05-12

Novas práticas?

Por falar em missas...
Vale a pena ler esta notícia:
25 % dos católicos de França declaram-se praticantes.
Mas apenas 7% dos católicos de França vão à missa ao Domingo.
Isto quer dizer que os outros 18% consideram-se praticantes... de outras práticas.
Quais serão essas novas práticas?

2008-05-10

Um pouco de humoore

No calor da polémica do pastor de Obama e das suas declarações, Hilary terá dito que sairia imediatamente da igreja. Ora Michael Moore, em entrevista a Larry King dias atrás, desculpou o pastor. Claro que as declarações eram ofensivas, mas ponha-se no lugar dele, imagine o que ele viu em termos de discriminação racial ao longo de décadas - dizia. E acrescentou um óptimo conselho para todos nós:

"Bem, eu sou um católico praticante  e se saísse de cada missa em que oiço disparates estaria bem mais magro do que estou agora."

2008-05-09

VIVA o EVANGELHO de Domingo, 11 de Maio, PENTECOSTES

Jo. 20,19-23.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco!»

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes:
«A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»

Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes:
«Recebei o Espírito Santo.

Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

2008-05-07

Escolas católicas: católicas?



No Reino Unido as escolas católicas estão a ser submetidas a pressão por parte do governo para provarem a sua utilidade para Igreja (e assim justificarem o seu estatuo de charity) quando mais de metade dos alunos que admitem já não são católicos.
Outrora a justificação para as escolas católicas era providenciar educação de excelência a estudantes sem meios para tal.  A Charity comission sugeriu para provarem a sua utilidade social e eclesial: nomeadamente cedendo e partilhando recursos (professores e espaços) com outras escolas e as comunidades locais.
O paradoxo é o seguinte: por um lado "alguém pode pensar o que se ganha com escolas privadas para além de alguma separação social indesejada. Mas em uma democracia séria, elas devem ser vistas como parte da escolha disponível para os pais." (nas palavras de um Professor da Universidade de Londres, director do Centre for Research and Development in Catholic education); por outro,  pode a oferta dessa escolha ser vista como representando uma utilidade pública (charity)?
Eis o que está em causa e que a Charity Comission pede que as escolas demonstrem.




2008-05-03

Viva o Evangelho de Domingo, 4 de Maio

Mt. 28,16-20.
Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado.
Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam.
Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra.
Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»