2006-04-22

Adoração da Cruz

Numa fase da minha juventude, quando a análise crítica começa a despertar, fiquei perturbado com a adoração da cruz na Sexta Feira Santa. O celebrante canta três vezes "Eis o madeiro da cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do Mundo", e o povo responde "Vinde, adoremos" (a cruz). Segue-se a cerimónia da Adoração de Cruz. Ora eu tinha aprendido qua a adoração era prestada exclusivamente a Deus. Como é que a Igreja nos propõe adorarmos um pedaço de matéria? Continuo convencido que a Igreja nos induz à idolatria. Alguém me pode ajudar a entender?

7 comentários:

  1. Da liturgia de Sexta-feira Santa faz parte a Adoração da Cruz, rito que se realiza apenas nesse dia, e dentro da celebração da Paixão do Senhor.
    Os cristãos são convidados a contemplar amorosamente a cruz que é progressivamente desvelada; a aproximarem-se dela processionalmente (descalços, em algumas comunidades); a reverenciarem-na com um beijo (ou abraçando-se a ela, em algumas comunidades); a cantarem hinos reservados a tais cerimónias (Impropérios, Trisagion, Crux fidelis); e a genuflectirem sempre que diante da cruz entronizada passarem.
    Algumas ideias:
    1. O ritual nasceu na comunidade cristã de Jerusalém, sendo venerado o santo lenho da cruz conservado num relicário de prata dourada (cf. relato da peregrina Egéria);
    2. A celebração surgiu num contexto de religiosidade popular, numa simplicidade e espontaneidade algo alheia a correcções teológicas e formalismos litúrgicos;
    3. A cruz, para um cristão, é o símbolo primeiro de Cristo morto e ressuscitado. Não é adorada uma cruz qualquer, mas sim a cruz de Jesus, com tudo o que ela significa: manifestação de fidelidade total, prova de amor incondicional, sinal de vitória sobre a morte e o precado. Em dia de Sexta-feira Santa, tudo isto é experimentado com especial intensidade.
    4. A ambivalência inerente a todos os símbolos, misturada com uma pouco esclarecida compreensão do seu significado, pode induzir à idolatria, tentação recorrente em qualquer religião. Cabe-nos ser vigilantes, mas compreendendo que sempre teremos necessidade de mediações para exprimir o indizível.
    Saudações. JS

    ResponderEliminar
  2. parece-me que a cruz é apenas uma ajuda para adorar Jesus, que em cada dia, se entrega por nós.

    Mas às vezes é mesmo preciso ter cuidado...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/4/10 03:15

    queria saber como se faz adoraçao da santa cruz

    ResponderEliminar
  4. celia amada de deus7/4/10 03:28

    jesus sofreu tanto por nós e o que nós fazemos por ele é tao pouco sempre nós estamos se lamentando e nunca estar bom sempre nos reclamamos de tudo

    ResponderEliminar
  5. A Adoraçao da cruz é transcendente ou seja, adoramos o proprio cristo. hoje em dia em alguns lugares usa-se beijo da cruz para nao criar confusao.

    ResponderEliminar
  6. Adorar um pedaço de madeira é a coisa mais errada do mundo! Como a igreja pode fazer uma coisa dessas? Além de ser um grave pecado é uma aberração sem igual! Um absurdo sem tamanho!

    ResponderEliminar
  7. Tanto o António que colocou o post como este último comerntário: dizem o mesmo: adorar um pedaço de madeira não tem sentido, pior ainda, pode mesmo ser umz forma de idolatria.
    Por vezes a linguiagem trai-nos: seria de facto mais correcto dIzer "VENERAR O MISTÉRIO DA CRUZ OU "VENERAR O MISTERIO DA CRUCIFIXÃO" de Jesus de Nazaré.
    Ainda hoje, sexta-feira santa estive a celebrar a Paixão de Jesus e nela venerei o MISTERIO DA CRUCIFIXÃO. Quem pode entender que Deus Pai tenha escolhido este caminho para que Jesus nos abrisse as portas de uma vida nova sem morte, nem desamor, nem mal?
    Quem eu adoro é JESUS DE NAZARE FILHO DE DEUS que misteriosamente se submeteu à humilhação e terrivel sofrimento da crucifixão.
    frei Eugznio

    ResponderEliminar