2006-11-14

Boas notícias

Bento XVI nomeou o cardeal brasileiro Cláudio Hummes, franciscano, 72 anos, arcebispo de São Paulo, o novo prefeito da Congregação para o Clero.
Hummes, que é amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiou a Teologia da Libertação na América Latina no início da década de 80, quando Bento XVI escreveu um documento polémico condenando o envolvimento de padres em questões políticas.
Ver mais aqui.
É dele esta citação:
«Concluo que o actual modelo brasileiro é contrário ao projeto de Deus. Por esta razão, a Igreja tem, como dever pastoral, de denunciar profeticamente, sem medo, este modelo e estimular o povo à transformação destas estruturas. Por outro lado, esta transformação deve ser um processo pacífico e democrático. Ora, para isso faz-se necessário organizar o povo. Só o povo organizado será capaz de proceder pacífica e democraticamente à transformação da sociedade.»

2 comentários:

  1. como organizar o povo - de que fazemos parte - para transformar pacífica e democraticamente esta sociedade no sentido de a aproximar do "projecto de Deus"?
    como contrariar o fatalismo reinante?

    ResponderEliminar
  2. Óptima pergunta!
    A educação para a participação consciente é um desafio urgente.
    Quem dera que a água do regador caísse em boa terra!
    A vossa persistência, espero, há-de começar a dar frutos. Se o"REGADOR regasse as FAVAS talvez possamos vir a ter um prato saboroso!
    Domingas amiga, o povo está contigo.
    frei

    ResponderEliminar