2007-02-15

A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos...

“Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe.” Lc. 10,2.
(do Evangelho de hoje, 14 de Fevereiro de 2007)

Escrevi há meses, num comentário que fiz a um post do REGADOR, que era necessário que houvesse mais participação e que se animasse o debate para que, através das várias opiniões expressas, se pudesse caminhar para um maior esclarecimento de todos os que aceitam participar neste espaço. Resumia a minha participação, nessa altura, a simples comentários aos textos que iam sendo “postados”.

Entretanto, há dias, vi um comentário da Pequenina em que dizia não ter o hábito de se manisfestar, talvez por insegurança. Esta insegurança não é só dela, é também de muitos de nós que nem sempre temos coragem de dar a cara. Mas, por isso mesmo, devemos apoiarmo-nos uns aos outros, para que todos saibamos e possamos dar a cara e defender as nossas opiniões. Se estiverem certas, servirão para escalarecer os outros e ajudá-los; se estiverem erradas, irão, certamente, desencadear as opiniões contrárias que nos permitirão evoluir no nosso pensamento, e melhor esclarecer a nossa consciência de cristãos.

Tendo em conta a passagem do Evangelho de hoje que acima transcrevo, e considerando que me aceitaram como um parceiro activo dest Blog, não posso deixar de reiterar o apelo que então fiz. Esta é uma forma de contribuir para a evangelização de que Jesus falava e para a qual nos deixou o seu apelo. E não é nosso dever de cristãos fazer a vontade de Jesus?

Este é, de facto, mais um desafio que Jesus nos coloca e ao qual temos o dever de responder. E este até é um dos desafio mais fáceis de assumir, se perdermos a vergonha de dar a cara e defender as nossas ideias. Eu já perdi e sei que tenho dito, e vou continuar a dizer, muitas asneiras, e que vou ter o frei Eugénio a “puxar-me as orelhas”. Mas não me importo. Com as críticas dele – e as vossas, está claro – vou conseguir aprender mais e esclarecer melhor as minhas ideias.

E se atentarmos no último post do Paulo, sobre a percentagem de católicos no mundo, vemos bem como são necessários trabalhadores para a messe do Senhor.

Oxalá muitos aceitem o desafio, pois este espaço é também, como tem sido hábito, mercê do “alimento” que o Paulo e a Domingas nos vão deixando, um espaço de oração em que podemos “dar as mãos” e irmanarmo-nos numa comunhão que responda ao outro desafio de Jesus: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. E este é um espaço de união entre nós, onde Jesus também vai estar.

2 comentários:

  1. Adoro demais essa frase do meu Senhor Jesus, A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Na verdade é o que tá faltando a todas as pessoas do Planeta, são poucos os trabalhadores que constroem o reino de Deus, mas são muitos os pra destruirem ou seja não ajudarem os outros, compartilhar e dividir o que tem, pois muitos acham que trabalhar na messe é pegar suas riquezas materiais e distribuí-las. Eu acho que levar a palavra de Deus a quem precisa e não conhece é 500 vezes mais importante, pois pode salvar a pessoa decaída, por que só jesus é o caminho, a verdade e a vida. Veja a frase !Ide e dizei ao dono da messe que envie trabalhadores", quando partilhamos com os outros nossas informações estamos participando da messe do Senhor, podem acreditar. O meu muito Agradeço obrigado pela a vossa atenção.

    ResponderEliminar
  2. Adoro demais essa frase do meu Senhor Jesus, A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Na verdade é o que tá faltando a todas as pessoas do Planeta, são poucos os trabalhadores que constroem o reino de Deus, mas são muitos os pra destruirem ou seja não ajudarem os outros, compartilhar e dividir o que tem, pois muitos acham que trabalhar na messe é pegar suas riquezas materiais e distribuí-las. Eu acho que levar a palavra de Deus a quem precisa e não conhece é 500 vezes mais importante, pois pode salvar a pessoa decaída, por que só jesus é o caminho, a verdade e a vida. Veja a frase !Ide e dizei ao dono da messe que envie trabalhadores", quando partilhamos com os outros nossas informações estamos participando da messe do Senhor, podem acreditar. O meu muito obrigado pela a vossa atenção.

    ResponderEliminar