2007-05-25

VIVA O EVANGELHO DE DOMINGO, 28 de Maio

Jo. 20,19-23.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco!»
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes:
«A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»
Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes:
«Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

5 comentários:

  1. Um amigo há bocado desejou-me: "Boa festa do Espírito Santo!"
    Não sei se é crente ou não. Sei que o Pentecostes e o Espírito Santo lhe diz o suficiente para me dizer o que disse.
    E vou festejar? Há alturas em que as coisas estão mal em mais do que uma dimensão: connosco e com o meio, a sociedade onde estamos.
    Bloqueios nas nossas relações familiares, bloqueios na nossa sociedade.
    Que fica então para a festa?
    O mesmo que os discípulos cheios de medo e de portas fechadas... a rezar. Talvez... de certeza, se pegarmos em cada migalha de desolação, em cada parte de miséria das nossas vidas, o Senhor consiga soprar sobre nós... e transformar esta paralisia em movimento, em envio

    ResponderEliminar
  2. Eles estavam cheios de medo e Jesus pôs-se no meio deles e eles encheram-se de alegria.
    Que a certeza da presença de Jesus no meio de nós nos encha a todos de alegria (mesmo no meio dos nossos medos e dificuldades).

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver duas perspectivas bem diferentes sobre a acção do Espirito em nós. A do Armando "se pegarmos em cada migalha de desolação, em cada parte de miséria das nossas vidas, o Senhor consiga soprar sobre nós... " e a do Anónimo: "Que a certeza da presença de Jesus no meio de nós nos encha a todos de alegria (mesmo no meio dos nossos medos e dificuldades). "

    Gostaria de perguntar ao primeiro como é que consegue "pegar em cada migalha de desolação", pois considero que é uma perspectiva que m dá esperança.

    Ao segundo gostaria de perguntar como é que consegue no meio dos mêdos e das dificuldades ter a certeza da presença activa de Jesus. Consegui-lo seria formidável.

    Manuel

    ResponderEliminar
  4. O mal, o medo e as dificuldades sempre existiram. Até no tempo e na presença de Jesus.

    António da Veiga

    ResponderEliminar
  5. Certeza, certeza, não tenho...
    Mas acho que para descobir essa presença temos que estar atentos aos pequenos sinais e ao que nos dizem as palavras de Jesus nos Evangelhos.
    Mas não é fácil, é um desafio.
    Concordo que "consegui-lo seria formidável".

    ResponderEliminar