2007-08-31

VIVA O EVANGELHO DE DOMINGO, 2 de Setembro

Lc. 14,1.7-14.

Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam.
Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola:
«Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: 'Cede o teu lugar a este.' Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar.
Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: 'Amigo, vem mais para cima.' Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa.
Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.»
Disse, depois, a quem o tinha convidado: «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem os teus vizinhos ricos; não vão eles também convidar-te, por sua vez, e assim retribuir-te.
Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
E serás feliz por eles não terem com que te retribuir; ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos.»

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Questões de posição: não sei se para entendermos o que Jesus está a dizer a melhor posição será a do anfitrião que convida, como se fôssemos donos de um bodo para os pobres. Coloquemo-nos na posição dos convidados. Ser convidado enche-nos o ego, mas mais do que isso é um sinal de reconhecimento praticamente instintivo entre pares. E se não formos convidados? Pior: e se (não direi cheirarmos mal e sermos mal-parecidos como aleijados) estivermos abaixo de merecer a atenção e a consideração daqueles em quem a procuramos? E se as portas não se abrem?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/9/07 18:19

    Ser pobre de pedir, estendendo a mão sabendo que não poderá retribuir.
    «Pedi e recebereis.»

    ResponderEliminar