Foi recentemente publicada pela Assírio e Alvim, na colecção "Teofanias", a tradução portuguesa da Ética de Dietrich Bonhoeffer (teólogo protestante alemão, opositor ao nazismo, condenado e executado em 9 de Abril de 1945) . É um justo tributo. Aquando da visita do Papa Bento XVI a Auschwitz e da sua questão "Onde estava Deus?", um autor italiano lembrava a resistência de Bonhoeffer e do grupo da Rosa Branca e o ódio anti-semita que afinal também fazia parte das nossas raízes cristãs. Acrescentava que o Papa não tinha dito o mais importante, a saber: "Onde estavam os cristãos?" (ver artigo)
Artigo de Guilherme de Oliveira Martins no Centro Nacional de Cultura sobre o livro e o autor.
Poema de W. H. Auden sobre Bonhoeffer pode ser lido aqui.
Artigo de Guilherme de Oliveira Martins no Centro Nacional de Cultura sobre o livro e o autor.
Poema de W. H. Auden sobre Bonhoeffer pode ser lido aqui.
Obrigado pela notícia. Fiquei com vontade de ler esta "Ética".
ResponderEliminarJá agora aqui fica esta citação do texto de Bonhoeffer que nos é revelada por Guilherme de Oliveira Martins (no texto com link):
“enquanto o ‘ético’ estabelece apenas os limites, define só o formal, o negativo e é, portanto, possível como tema só e sempre no limite, de modo formal e negativo, o mandamento de Deus ocupa-se do conteúdo positivo e da liberdade do homem de aprovar este conteúdo positivo. O mandamento de Deus como tema de uma ética cristã só é, pois, possível, se tiver ao mesmo tempo em vista o conteúdo positivo e a liberdade do homem”.