2008-03-15

Chiara Lubich


Chiara Lubich, fundadora e presidente do Movimento dos Focolares, faleceu ontem, em Itália, aos 88 anos.

Trento, 1944

Em um refúgio anti-aéreo
abrimos ao acaso o Evangelho
na página do Testamento de Jesus:
“Pai, que todos sejam um, como eu e tu”.
Aquelas palavras pareciam iluminar-se uma a uma.
Aquele "todos" foi o nosso horizonte.
Aquele Projeto de Unidade a razão da nossa vida.

Chiara Lubich

Tal como sucedeu com o Ir. Roger, de Taizé, a sua voação desperta no contexto da II Guerra Mundial, e tal como ele, com uma vocação ecuménica e universal.

"No meio da destruição causada pela guerra, consequência do ódio, a luz do carisma nos leva a uma compreensão totalmente nova. Como se fosse a primeira vez ficamos extasiadas pela verdade sobre Deus: “Deus é amor” (1Jo 4,8): qualquer circunstância que nos atinge, seja ela alegre, triste ou indiferente, tudo nos parece uma expressão do seu amor. A alegria e a surpresa são tão grandes que não hesitamos em escolher a ele, exatamente a ele, Deus Amor, como ideal da nossa vida. E comunicamos logo, a quem está perto de nós – parentes, amigos – a nossa grande descoberta: “Deus é amor, Deus nos ama, Deus o ama!”."

1 comentário:

  1. Caro Paulo Bem hajas pela tua atenção ao que se passa. Apagou-se a Chiara que deixou uma marca notável no cristianismo do nosso tempo.
    Que a grande descoberta dela
    "No meio da destruição causada pela guerra, consequência do ódio, a luz do carisma nos leva a uma compreensão totalmente nova. Como se fosse a primeira vez ficamos extasiadas pela verdade sobre Deus: “Deus é amor”
    seja também a nossa.
    frei Eugénio

    ResponderEliminar