2008-03-09

VIVA o EVANGELHO de Domingo, 9 de Março V da Quaresma

Jo. 11,1-45.
Estava doente [...] Lázaro, de Betânia, terra de Maria e de Marta, sua irmã. Maria, cujo irmão, Lázaro, tinha caído doente, era aquela que ungiu os pés do Senhor com perfume e lhos enxugou com os seus cabelos. Então, as irmãs enviaram a Jesus este recado:
«Senhor, aquele que amas está doente.»

Ouvindo isto, Jesus disse: «Esta doença não é de morte, mas sim para a glória de Deus, manifestando-se por ela a glória do Filho de Deus.»
Jesus era muito amigo de Marta, da sua irmã Maria e de Lázaro. [...]
Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse, então, a Jesus:
«Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido.
Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.»
Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará.»
Marta respondeu-lhe: «Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.»
Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Acreditas nisto?»
Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.»
Dito isto, voltou a casa e foi chamar sua irmã, Maria, dizendo-lhe em voz baixa: «Está cá o Mestre e chama por ti.»
Assim que ela ouviu isto, levantou-se rapidamente e foi ter com Ele. [...]
Quando Maria chegou ao sítio onde estava Jesus, mal o viu caiu-lhe aos pés e disse-lhe: «Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido.»
Ao vê-la a chorar e os judeus que a acompanhavam a chorar também, Jesus suspirou profundamente e comoveu-se.
Depois, perguntou: «Onde o pusestes?»
Responderam-lhe: «Senhor, vem e verás.»

Então Jesus começou a chorar.
Diziam os judeus: «Vede como era seu amigo!» [...]
Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, vem cá para fora!»
O que estava morto saiu de mãos e pés atados com ligaduras e o rosto envolvido num sudário. Jesus disse-lhes: «Desligai-o e deixai-o andar.»
Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram nele.

2 comentários:

  1. “A vida que Jesus comunica ao encontrar-se com a morte, supera-a, a isto se chama ressurreição” (J. Mateos) - a que aspecto do meu dia a dia preciso que Jesus comunique vida?-

    Aqueles que ataram Lázaro, Jesus chama-os a desatá-lo.. A quem ou que situação sou chamado(a) a desatar?
    duas perguntas que tocam dois dos aspectos que me interpelam neste evangelho...

    ResponderEliminar
  2. LUZ para iluminar, para VER
    AGUA para limpar, para REGAR (!)
    VIDA para DESATAR, para DEIXAR IR
    CRER para ver e ver para CRER
    ESPERAR, SER AMADO
    AMAR
    DAR a VIDA

    ResponderEliminar