2008-05-19

Trindade


Ícone do pintor russo Andrei Rubliev (séc. XIV-XV)

Que melhor dizer sobre a Trindade do que olhar este ícone que a representa a  partir da prefiguração dos 3 anjos que apareceram a Abraão (Gn. 18)?
As três faces são iguais e as três figuras podem ser compreendidas em um círculo. Vestem túnica de cor azul - a cor dos céus. À direita o Espírito, como um manto verde, cor da vida nova; ao fundo uma montanha - lugar de encontro com Deus. A figura do meio representa Cristo: com uma faixa dourada, símbolo da realeza, ao mesmo tempo que uma túnica castanha cor da Terra que alude à sua Humanidade; por trás, há uma árvore que nos sugere, sobretudo, a nova árvore da vida que é cruz.
A figura do lado esquerdo é o Pai para quem as outras duas figuras olham. Por trás uma casa ("na casa de meu pai há muitas moradas"; se alguém me ama .. meu Pai o amará ... e nele estabelecermos a nossa morada)...

2 comentários:

  1. Bem hajas Armando por esta explicação que "brilha" pela simplicidade e nos pode ajudar a melhor contemplar este marvilhoso ícone da Trindade.
    Vai-me ajudar na oração nesta semana depois da festa da Santissima Trindade

    Quem teve também a graça de ver o filme sobre Rubliev "Nostalgia and the Sacrifice" do realizador A. Tarkowski?
    frei Eugénio

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Desta vez até parece que houve "comunicação dos santos". Era esta a imagem que eu queria ter posto e não "arrumei" tempo no fim de semana para me sentar frente ao écran.
    Entre as várias coisas houve a festa da Comunidade Educativa do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes que este ano comemora o 75.º aniversário.
    E portanto aqui fica uma frase famosa do P.e Usera que fundou as Irmãs do Amor de Deus:
    «O Amor de Deus faz Sábios e Santos.»
    domingas

    ResponderEliminar