2008-05-25

A vida questiona o Evangelho

Domingo, 25 de Maio 2008
Mt. 6,24-34.
«Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.»
«Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: 'Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema

1 comentário:

  1. Quem não leva a sério o vestir? Formal ou descontraído, cuidado ou desleixado, o modo de vestir é tão importante que somos precepcionados e classificados em função do vestir - a apresentação é a parte mais importante da comunicação entre pessoas (que, vale a pena notar, não se faz ao nível das palavras, mas de elementos não-verbais). Imaginem as situações embaraçosas que tantas pessoas podem contar sobre chegar a um stand de automóveis ou ao banco informalmente vestido e sem outra credencial (parece que por trás da simpatia do funcionário se ouve lá ao fundo um desprezo muito bem educado)? Ou a situação embaraçosa para um funcionário que, enganado pela apresentação (calças de ganga, barba por fazer) e de repente percebe que esse cliente vem, afinal, comprar a pronto?
    Pergunto-me que outras credenciais, que não a apresentação e o vestuário, podemos ter que nos tornem mais bonitos que essas lindas flores da paisagem que nos prendem o olhar?
    Pergunto e passo a palavra...

    ResponderEliminar