2008-07-10

Porque sabem o que fazem

"A misoginia da Igreja é levada ao paroxismo com S. Paulo. A 1.º Epístola aos Coríntios consagra a menoridade da mulher, que tem que usar véu no culto, em sinal da inferioridade da sua dignidade cristã, e não pode "falar" na Igreja.
Ao contrário da concepção de pecado original de, por exemplo, Orígenes (ou de Santo Ambrósio ou Santo Agostinho), para quem foi o Homem interior quem pecou na sua totalidade conjugal (masculino/feminino, espírito/alma), S. Paulo acusa sibilinamente: "Não foi Adão quem se deixou seduzir, mas a mulher". Assim, do mesmo modo que os judeus carregam a culpa da morte de um outro judeu (e sabe-se a sórdida vingança que a Igreja conduziu ao longo dos séculos contra os judeus por essa "culpa" fundadora), sobre as mulheres subsiste a "sentença de Deus" de que fala Tertuliano. Não surpreende, pois, a posição do Vaticano contra a decisão do Sínodo da Igreja Anglicana de, após o sacerdócio, abrir também o bispado às mulheres. Daqui a uns anos, um Papa há-de vir pedir compungidamente perdão, desta vez às mulheres. Vai-lhes já perdoando, Senhor, porque sabem o que fazem."

Este texto é de Manuel António Pina e vem na última página do JN de hoje.

Vale a pena ver e reflectir sobre o que se diz por aí de S. Paulo. Andamos tão entretidos com as nossas celebrações em circuito fechado, quando é urgente o diálogo com o outro... reconhecendo que muitas vezes são bem lúcidos na análise que fazem.

1 comentário:

  1. Demorei mas sempre encontrei o passo(I Tim. 2, 14). Mas não preciso atirar para cima dos outros culpas alheias. Antes de fazermos estas genealogias do mal, vale a pena ler a passagem independentemente do facto de chocar com os nossos valores actuais. Vejam como o nível de argumentação da passagem a torna pouco mais do que irrisória (vem no contexto de umas recomendações sobre a etiqueta e a toilette para senhoras na Igreja...). Os argumentos encontrados em S. Paulo foram muito ampliados posteriormente (por coisas muito sérias como o paradigma do "pecado original" agostiniano)
    Armando

    ResponderEliminar