2008-09-07

A Venezuela, conhece?

Lennar Acosta tinha sido preso várias vezes por drogas e assalto à mao armada.. até que lhe deram um clarinete para a mão.
Hoje é clarinetista e ensina em um conservatório em Caracas. Trata-se de El sistema, uma iniciativa da autoria de um economista, organista e político que conseguiu ao longo de 30 anos apoio dos vários governos (hoje recebe um pouco abaixo do orçamento da Fundação Calouste Gulbenkian, i.e., 29 milhões de dólares).
Não pensem que é uma iniciativazinha qualquer. Claudio Abbado, Giuseppe Sinopoli, Zubin Mehta lá vão à Venezuela ensaiar orquestras e assim novos talentos venezuelanos lá vão povoando as orquestras internacionais.
Graças a essa iniciativa genial as orquestras juvenis proliferam e os miúdos são retirados das ruas e da deliquência.
Um deles tomará a direcção artística da Sinfónica de Los Angeles: Gustavo Dudamel. Esa-Pekka Salonen descobriu-o no Festival Mahler de Bamberg.
Alguma lição a colher daqui?...

2 comentários:

  1. Anónimo8/9/08 10:50

    Agrada-me mais esta ideia de distribuir o dinheiro do estado em estruturas que estimulem e suportem aprendizagens e atitudes criativas e construtivas do que alardeando a distribuição de pistolas a polícias. Já diz o nosso povo: Vale mais prevenir do que remediar. E as pistolas não passam de remedeio.
    Sabemos por experiência própria que estando ocupados com actividades positivas temos menos hipóteses de fazer estragos.

    ResponderEliminar
  2. Uma noticia que acho muito interessante. De modo "caseiro" em Portugal a Maria jOÃO Pires não tem tamvbémuma iniciativa cultural-musical notável?
    f.E.

    ResponderEliminar