2008-10-21

O Pai-Nosso explicado por um grande conhecedor (Sto Agostinho)








Da Carta a Proba, de Santo Agostinho, bispo (Séc.V)

A oração do Senhor

Temos necessidade de palavras para incitar-nos e ponderarmos o que pediremos, e não com a intenção de dá-lo a saber ao Senhor ou a comovê-lo.

Quando, pois, dizemos:

Santificado seja o teu nome, exortamo-nos a desejar que seu nome, imutavelmente santo, seja também considerado santo pelos homens, isto é, não desprezado.

O que é de proveito para os homens, não para Deus.

E ao dizermos: Venha teu reino que, queiramos ou não, virá sem falta, acendemos o desejo deste reino; que venha para nós e nele mereçamos reinar.

Ao dizermos: Faça-se a tua vontade assim na terra como no céu, pedimos-lhe conceder-nos esta obediência de sorte que se faça em nós sua vontade do mesmo modo como é feita no céu por seus anjos.

Dizemos: O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Pela palavra hoje se entende este nosso tempo. Ou, com a menção da parte principal,indicando o todo pela palavra pão, pedimos aquilo que nos basta. O sacramento dos fiéis, necessário agora, não, porém, para a felicidade deste tempo, mas para alcançarmos a felicidade eterna.

Dizendo: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores, tomamos consciência do que pedimos e do que temos de fazer para merecer obtê-lo.

Ao dizer: Não nos leves à tentação, advertimo-nos a pedir que não aconteça que, privados de seu auxílio em alguma tentação, iludidos, consintamos nela, ou cedamos perturbados.

Dizer: Livra-nos do mal nos leva a pensar que ainda não estamos naquele Bem em que não padeceremos de mal algum. E este último pedido da oração dominical é tão amplo, que o cristão em qualquer tribulação em que se veja, por ele pode gemer, nele derramar lágrimas, daí começar, nele demorar-se, nele terminar a oração. É preciso guardar em nossa memória, por meio destas palavras, as realidades mesmas.

Pois quaisquer outras palavras que dissermos – tanto as formadas pelo afecto que as precede e esclarece, quanto as que o seguem e crescem pela atenção dele – não dirão nada que não se encontre nesta oração dominical, se orarmos como convém. Quem disser algo que não possa ser contido nesta prece evangélica, sua oração, embora não ilícita, é carnal; contudo não sei como não ser ilícita, uma vez que somente de modo espiritual devem orar os renascidos do Espírito.

4 comentários:

  1. Fez-me bem ler este comentário Sobretudo descobrir que tudo o que é bom e importante nas nossas vidas está incluido no Pai-Nosso. Falta-nos "traduzir" muitas vezes as palavras da oração em situações de vida.
    Manuel Viana

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/9/10 19:41

    infelizmente nos dias de hoje o homem muitas vezes não consegue vencer as tentações e cai no pecado,logo a fé é importantíssima para dar estrutura a todos os que acreditam na vida eterna.

    ResponderEliminar
  3. louvado seja Deus pela Igreja Catolica, que trás até nós as virtudes dos humanos e pecadores,como nós,para nos dizer que é possivél a santidade...amém

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/3/11 19:21

    o padre de minha igeja aqui na zona da mata Dinino MG arrancou o piso da igreja que era considerado patrimonio cultural da cidade. Mesmo ele sabendo que o povo todo era contra ele arrncou o piso de madrugada.
    Então como fica a posição do padre que agora sabendo os fieis que o padre não respeita mais sua propria comunidade os fieis tambem não o respeitarão mais . Não seria hora de trocar o padre? O bispo não pode interferir nestes casos? Até mesmo para evitar uma tragica historia na minha Cidade. Veja mais em: www.oimpacto.net .Conforta-me o meu muito obrigado didi doido blog= dididoido.blogspot.com

    ResponderEliminar