2008-10-13

Sínodo dos Bispos

Está a decorrer em Roma a XII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS.

O tema é a "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja."

A homilia da abertura do Sínodo - que pode ser lida aqui - foi um dos textos de reflexão de um grupo que ontem se reuniu.

Destacam-se aqui algumas frases mais impressivas do texto papal:

- "Nações outrora ricas de fé e de vocações agora estão a perder a identidade que lhes é própria, sob a influência deletéria e destruidora de uma certa cultura moderna. Há quem, tendo decidido que "Deus morreu", se declara a si mesmo como "deus", considerando-se o único artífice do próprio destino, o proprietário absoluto do mundo."

- "Descartando Deus e deixando de esperar a salvação dele, o homem julga que pode fazer o que lhe agrada e que pode pôr-se como única medida de si mesmo e do seu próprio agir."

- "Quando os homens se proclamam donos absolutos de si mesmos e únicos senhores da criação, podem verdadeiramente construir uma sociedade onde reinem a liberdade, a justiça e a paz? Não acontece, pelo contrário como a crónica diária demonstra amplamente que se ampliam o arbítrio do poder, os interesses egoístas, a injustiça e a exploração, a violência em todas as suas expressões? No final, a conclusão é que o homem fica mais só e a sociedade mais dividida e confusa."

- "No entanto, nas palavras de Jesus há uma promessa: a vinha não será destruída. Enquanto abandona ao seu destino os vinhateiros infiéis, o dono não se desapega da sua vinha e confia-a a outros seus servos fiéis."

3 comentários:

  1. eu não gosto deste Papa.Mas posso ver só o que dizem as outras pessoas

    ResponderEliminar
  2. Acabo de ver o comentario do. Espero que goste dos comentarios e informações e que queira vir regar connosco
    frei Eugénio

    ResponderEliminar
  3. Há duas coisas importantes a respeito deste Sínodo:
    a) mesmo para um ateu ou agnóstico a Bíblia não deixa de ser (admita-se com mais razões ou mais relutância) um texto de enorme importância cultural, histórica e politico-religiosa.
    b) Para um crente, que queira olhar as coisas de frente, isto até se torna assustador: vejam o amontoado de monstruosidades que se construíram sobre a Bíblia (desde o estatuto subalterno da mulher ao anti-semitismo...);
    c) O que eu mais espero deste sínodo é, pelo menos, um relatório realista sobre a pregação da Palavra de Deus nas celebrações dominicais; um observador falou há dias sobre a necessidade de ver a homilia como uma rua de dois sentidos (dos leigos para o padre e do padre para os leigos). Interessa-me mais isso do que a homilia de abertura (que valha a verdade e se o Papa quisesse mandar recados não apenas para a sociedade e políticos europeus mas para quem manda mais na Igreja tem a sua raíz numa pregação da Palavra ou residual ou caricatural)

    ResponderEliminar