2009-02-03

Tom Segev

Vale a pena ler esta entrevista de Alexandra Lucas Coelho a Tom Segev, de 64 anos, um dos mais relevantes e traduzidos historiadores israelitas. Chama a atenção para o alarmante crescimento da extrema direita em Israel.

"Porque é que é forte? [o partido de extrema direita em Israel] Porque há um sentimento de desespero quanto à paz. A maior parte dos israelitas já não acredita na paz. Dêem-lhes paz, eles ficarão felizes, mas já não acreditam nisso."

"Se pudéssemos lá chegar [O Hamas diz que está disposto a estabelecer um estado sem atacar Israel, mas não pode reconhecer Israel] seria um acordo – eu olho todo o país como meu, tu olhas todo o país como teu, vamos esperar 100 anos e ver onde estamos. Acho que podemos alcançar isso. Paz é uma grande palavra. Para que precisamos de uma cerimónia em frente à Casa Branca?"

2 comentários:

  1. Anónimo4/2/09 01:57

    Uma entrevista muito interessante, pois o entrevistado liga a experiência histórica à análise do presente.
    Vim ao Regador por acaso e não me importei de "ficar molhado"!
    Seria curioso o Regador fazer uma votação: 1-Considera que esta entrevista é CONTRA ISRAEL ou PRO-ISRAEL?
    2-O entrevistado ATACA ou DEFENDE o direito à segurança do seu país?
    O meu prognóstico é que seria uma votação renhida!
    Shalom

    ResponderEliminar
  2. A entrevista não é pró nem contra Israel é simplesmente pró-paz o que esvazia a segunda pergunta.

    António Alte da Veiga

    ResponderEliminar