2009-04-28

Nuno Álvares Pereira

D. Nuno Álvares Pereira foi portador de uma santidade moderna. Confrontou as suas decisões à luz de uma união com Deus em situações contingentes, de enorme exigência. Foi santo como os que hoje se envolvem nas coisas do Mundo: políticos, militares ou empresários. Obedecendo aos ideais de Cavalaria, teve uma prática de vanguarda na defe. sa de Direitos Humanos e no cuidado ao próximo. Por exemplo, em vez de deixar morrer ou matar o inimigo vencido, pelo contrário, organizava hospitais de cam­panha para cuidar desses feridos, dava­lhes terras e mandava vir as suas famíli­as para poderem refazer a vida em Por­tugal. Do mesmo modo, enviava cereais para Espanha quando lhe chegaram no­tícias da fome que grassava nas terras da rota do exército inimigo, em retirada. Nun'Álvares foi um homem que não co­nhecia as fronteiras políticas, raciais ou religiosas para praticar os valores do Evangelho. Sabe-se que, já naquele tem. po, apoiou a construção de mesquitas e Sinagogas para garantir aos Mouros e aos Judeus a prática de uma liberdade religiosa nem sempre reconhecida.

É também com Nun'Álvares que se ins­titui a prática do caldeirão da sopa dos pobres que, ainda hoje, com nova ur­gência, se serve nos Anjos, em Lisboa. Sendo o homem mais abastado do Rei­no, retirou-se para a vida espiritual na Ordem do Carmo deixando os seus bens ao serviço dos mais desprote­gidos.

A virtudes humanas de Nun'Álvares Pe­reira transformaram-no num modelo para os portugueses para saber vencer provações, em tempos de crise. Gerou uma devoção contínua nos últimos seis séculos. Desde o momento da sua mor­te que foi considerado santo - o Santo Condestável - sendo a sua sepultura um lugar de culto continuado até ao Terra­moto de 1755 e, depois, nos diferentes lugares das relíquias. A canonização não é, por isso, um acto feito agora, nos primeiros anos do século XXI, por um súbito milagre. O processo de canoniza­ção em Roma conheceu a estagnação que, por vezes, os portugueses põem nas suas causas, a par de uma eficaz resis­tência espanhola.

Inês Dentinho

Nesta entrevista ficamos a conhecer melhor este notável português.

6 comentários:

  1. Agradeço muito ao Paulo oter colocado um post sobre o D. NUNO ÁLVARES PEREIRA, com um artigo da Dr.a Inês Dentinho e sobretudo a entrevista televisiva com o Doutor João Gouveia Monteiro e com o D. Carlos Azevedo.
    Fiquei entusiasmado com o que vi e ouvi! E tudo sem apologética com água benta, mas com conhecimentos históricos das fontes. Parabéns ao REGADOR.
    MV

    ResponderEliminar
  2. A entrevista ao Câmara Clara é muito valiosa sobretudo pelo testemunho muito circunstanciado do ponto de vista da história militar do Prof. Gouveia Monteiro. Há outros aspectos que eu gostaria de ver mencionadas na entrevista (e.g. a sua ajuda em cereais para Espanha ou o apoio à construção de sinagogas e mesquitas.
    Não conhecia o livro de D. António Ferreira Gomes sobre Nun'Álvares Pereira. Foi uma óptima surpresa. É uma peça de teatro (de resto lembro que D. Carlos Azevedo nos tempos em que esteve ligado ao Seminário do Porto fez uma vez, com os seminaristas como actores e músicos, a peça de Thomas S. Eliot, Murder in the Cathedral (sobre S. Tomás Becket). Gostei muito. Foi ele que a encenou.

    ResponderEliminar
  3. Acho que os intervenientes têm alto nível e impressionou-me particularmente a serenidade clara e esclarecida de ambos mas sobretudo do João Gouveia Monteiro. Aprendo muito do dizer deles e ajudou sobremaneira a enquadrar as coisas no seu tempo e época, a relativizar certos mitos e a melhor apreciar a dimensão histórica e humana de uma personagem de referência para todos nós como o será sempre o Nuno Álvares Pereira.
    Francisco de Sousa Fialho

    ResponderEliminar
  4. Boa sugestão. Vi parte da entrevista em directo e gostei muito

    ResponderEliminar
  5. Obrigado ao REGADOR pela informação.
    Ouvi o testemunho de amigos que estiveram em Roma a participar na canonização e todos dizem que foi uma cerimónia sentida e muito rica. Pena foi que não estivessem mais altos responsáveis da nação. É efectivamente uma figura muito particular e com valores, sentimentos e identidade muito invulgar.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez vim ao REGADOR, blogue muito bem estruturado e apresentado, e li o artigo sobre D.Nuno Álvares Pereira e acompanhei a interessante entrevista. Aprendi mais! Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar