2009-06-20

PEREGRINO EM JERUSALEM -1-

CHEGAR ANTES DE PARTIR
Há já alguns dias, ainda no aeroporto de manhã cedo a caminho de Telavive encontro-me perto de um judeu piedoso que reza de pé, com todos os atavios próprios da oração ritual e recitando as orações do seu livro com o corpo a rezar tambem. Perto, a mulher esta atenta aos dois filhos pequenos.

Já tinha chegado a Israel antes de partir.

Que melhor convite podia ter, para também fazer a minha oração da manhã?

A chegada a Televive tinha a reconfortante alegria de ter à minha espera o frei Francolino Goncalves velho amigo e ilustre professor da Escola Biblica de Jerusalém. Com ele, segui no taxi colectivo pela auto-estrada até Jerusalém. A paisagem do trajecto é triste, apesar da alegria que me vai na alma.

A Escola Biblica de Jerusalém (podem ver o site da Escola: http://www.ebaf.edu/) foi fundada há 118 anos pelo padre LAGRANGE e está instalada no convento de Santo Estevão que tem a basilica de Santo Estevão, a maior igreja de Jerusalém.

Fica na zona palestina da cidade, perto da fronteira com a zona israelense e a poucos minutos da Porta de Damasco da muralha da cidade.

O meu peregrinar pela cidade começaria no dia seguinte.

frei Eugénio

5 comentários:

  1. "Chegar antes de partir". É um espírito de peregrinação!
    Votos de boa peregrinação de PAZ pela Terra Santa!
    E obrigado por partilhar connosco, levando-nos a uma peregrinação interior.
    Boa viagem!
    PV

    ResponderEliminar
  2. Para visitar Jerusalém é preciso ter um espírito muito aberto para receber tanta coisa.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para o fr. Francolino: a dobrar - pelos 50 anos como dominicano que completa este ano e pela nomeação para a Pontifícia Comissão Bíblica.
    Recordo com gosto as aulas que dele recebi nos Cursos de Teologia de Verão, em Fátima. Os essénios, qmran, massada,...
    Desfrute a estadia, fr. eugénio! Conto que sobre alguma coisa para eu também aprender com esta viagem.
    domingas

    ResponderEliminar
  4. Caro Frei Eugénio,

    Penso que deve ser fantástico estar numa cidade, onde é possível contemplar mais de três mil anos de história e "(...)onde em cada alameda e em cada casa de pedra foram ouvidas as admoestações dos profetas; cujas torres viram nações se erguerem e cairem - e Jerusalém permanece para sempre...” (adaptado a partir de citações de Yitzhak Rabin, de Setembro de 1995).

    Contudo, como é do conhecimento geral, é lastimoso que se perpetue o conflito Israel/Palestina e que a imensa riqueza, a todos os níveis de Israel, não constitua ainda uma mensagem de tolerância entre as religiões, de amor entre os povos e de entendimento entre as nações.

    A notícia da sua peregrinação, despertou a minha curiosidade sobre a história da cidade de Jerusalém e encontrei, entre outras, informações sobre a "Porta de Damasco", ponto de referência, referido por si, junto à "Escola Bíblica de Jerusalém".
    Assim, esta pertence ao conjunto das 8 portas construídas nas muralhas da cidade e que está entre as quatro mais conhecidas, que seguem a orientação, das quatro principais direcções da rosa-dos-ventos e que conduziam às principais cidades. Mais especificamente, esta situa-se a norte na direção de Nablus (Shjem) e mais remotamente a Damasco da Síria. É a entrada principal do quarteirão muçulmano e também é denominada como "Porta dos Peixes".

    Finalmente, vou continuar a minha pesquisa e espero continuar a ler mais notícias e novidades desta sua jornada.

    Boa Peregrinação e
    Beijinhos.
    Mafalda

    ResponderEliminar
  5. Caro frei Eugénio e meu irmão
    Aguardo que nos contes, em Lisboa mais, muito mais sobre essa peregrinação
    Não poderás estar em 22 de Agosto com a família em São Martinho para festejar os anos dos três sobrinhos-netos?
    Um beijo da Luísa

    ResponderEliminar