2009-06-23

PEREGRINO EM JERUSALÉM - 3

Saindo da Escola Bíblica entramos na cidade velha pela Porta de Damasco e seguimos o trajecto pelas estreitas ruas até ao Monte do Templo.

Este video ajuda a entrar no espírito deste local:


O chamado “Muro das Lamentações” é um muro que tem presentemente cerca de 60 metros e que fazia parte dos alicerces da esplanada do segundo Templo de Jerusalém, reconstruido no século I antes de Cristo, por Herodes o Grande.


Este templo foi destruido pelos Romanos no ano 70 da nossa era.
Esta parte do muro fica perto da parte do Templo chamado o Santo dos Santos e por isso considerado pelos judeus como o lugar mais santo para a sua oração. Está acessível 24 horas por dia aos crentes judeus e judias de todo o mundo (homens e mulheres rezam em locais separados) que aqui vêm rezar.

Na esplanada há centenas de livros de oração disponíveis (tipo Liturgia das Horas da tradição cristã) e também algumas arcas onde estão rolos da Bíblia Hebaica.
É uma tradição muito popular introduzir orações e pedidos nas fendas das pedras do muro.

O modo de rezar judeu balancando o corpo e os fatos pretos dos judeus ortodoxos a partir do século XIX, estão provavelmente na origem do nome dado ao muro. Também pode ter sido o costume dos judeus de virem aqui lamentar a destruição do Templo.

Frei Eugénio

4 comentários:

  1. Não tem directamente a ver com a paisagem mas o que se diz ainda por aí sobre a visita do Papa?

    ResponderEliminar
  2. O muro é um local aberto a todas as religiões?
    Os muçulmanos podem aí rezar também?
    PV

    ResponderEliminar
  3. Vi o seu blogue e acho que tem algumas afinidades com o meu. Embora não saiba como contactá-lo, além deste comentário, deixo aqui o meu contacto

    tribodejacob.blogspot.com

    jorgepiresf@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Hoje li em um folheto uma opinião de um dominicano da Escola Bíblica sobre a visita do Papa. Que era bom o Papa ter estado ali para ver que os apelos à razão não funcionam. Jerusalém é "o lugar das sinceridades".

    ResponderEliminar