2009-07-11

Encompassing the Globe

"Encompassing the Globe" (Abraçando o Globo: Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII) é uma exposição sobre os Descobrimentos Portugueses que vai ser inaugurada no próximo dia 15 de Julho, no Museu de Arte Antiga, em Lisboa.

Esta exposição foi organizada pelos americanos do Smithsonian Institution, de Washington, onde esteve inicialmente patente (em 2007) e seguiu depois para Bruxelas.

Agora temos o privilégio de a poder ver em Portugal.


É uma exposição que não se pode perder.

Aqui fica esta apresentação que vale a pena ver (da Câmara Clara).

Em WASHINGTON, foi assim introduzida:
“A little-known fact: A version of the Internet was invented in Portugal 500 years ago by a bunch of sailors with names like Pedro, Vasco and Bartolomeu. The technology was crude. Links were unstable. Response time was glacial. (A message sent on their network might take a year to land.)”

2 comentários:

  1. Paulo, parabéns: é uma óptima apresentação da exposição. Tive o privilégio de a ver umas 5 vezes e não me cansei. Tem uma tal variedade de peças distribuídas por continentes que nos faz viajar com os portugueses daquelas épocas. É realmente uma exposição muito especial e como se dizia do Tintin: para ser vista dos 7 aos 77 anos, até mesmo 87!!!
    Lá estarei com um grupo da associação F.A.V.A. dentro de dias!
    frei Eugénio Boléo

    ResponderEliminar
  2. Recomendo vivamente que sigam o link do Smithsonian Insitution e visitem o site sobre esta exposição.
    É o ponto de vista americano sobre a nossa história. Às vezes são os outros que melhor nos ensinam sobre a nossa própria história.
    PV

    ResponderEliminar