2009-09-09

Educação e responsabilidade




Neste inicio de ano lectivo é oportuno para todos, alunos, pais e professores, lerem e ouvirem este discurso de Obama.

É importante falarmos dele aos nossos filhos.

Pode ler-se aqui o discurso em português.

Aqui ficam algumas frases que nos parecem mais marcantes:

"No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos."

"Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona."

"Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo."

"As vossas famílias, os vossos professores e eu estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que vocês têm a educação de que precisam para responder a estas perguntas. Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza que são capazes."

6 comentários:

  1. Esta frase merece ser meditada por todos nós:

    "Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis.
    Se não o fizerem - se abandonarem a escola -, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país."

    Apela à responsabilidade de cada um e apela ao sentido de comunidade, que hoje é essencial, apesar de muito diluido no individualismo reinante.

    ResponderEliminar
  2. António Ricca11/9/09 10:34

    Um excelente discurso. Em Portugal este discurso seria considerado reaccionário e de extrema direita. Mas sendo o Obama é óptimo (e de facto é, apesar que seria preferível não ter incluido a propaganda ao governo do ultimo parágrafo). Mas a liberdade - que de facto existe nos USA como em poucos países - é o que permite que nalguns estados - de acordo com os referendos locais realizados - os pais podem optar por autorizar ou não os seus filhos a assistir ao discurso ou a certas matérias programáticas, assim como o professor pode também tomar algumas destas decisões. Lá como cá....

    ResponderEliminar
  3. Deveras interessante.
    Não podia ser mais parecido com o discurso dos actuais responsáveis portugueses.
    Obama pede o esforço de todos os alunos para o desenvolvimento dos seus talentos.
    O governo Português faz os possíveis por nivelar esse esforço pela capacidade dos mais fracos.
    Para quê ter um ensino exigente, que obrigue os alunos a trabalhar, quando podemos ter um ensino que estatisticamente nos diz que todos os alunos têm “talento” suficiente para transitar de ano?

    ResponderEliminar
  4. Pedro Boléo11/9/09 11:59

    Actual e necessário!
    Será que o Obama não se quer candidatar às legislativas de 27 de Setembro? Já não digo dar umas explicações aos nossos governantes e políticos, pois, certamente não tem tempo.
    Temos que ser mais exigentes e rigorosos com o ensino e a formação da geração vindoura; é duro estar atento, em silêncio, não faltar, cumprir com os deveres.
    Só se dá valor 10 anos mais tarde, mas .... já é tarde!

    ResponderEliminar
  5. Ao Miguel Cardoso e leitores
    Ontem e hoje vi mails e comentários sobre o discurso do Obama e quase todos disseram + ou - o mesmo que tu, Miguel: e se fosse em Portugal? E lá vai de falar da desgraça da educação em Portugal e dos políticos em Portugal, mas nada que eu visse, sobre os pais em Portugal...
    Por isso mesmo é que eu faço ( e não só eu, felizmente... ) os possíveis por chamar a atenção para a necessidade de se ter criatividade e de trabalharmos a longo prazo na educação em Portugal, a começar no nosso micro-cosmos.
    Foi uma das coisas que aprendi nos 6 anos que vivi do outro lado do Atlântico, donde vem este discurso: começar com mais alguém próximo, qualquer coisa que consideramos importante fazer ou mudar ou criar ,
    O que os outros não fazem ,ou fazem mal perto de nós, ou no país em que vivemos não é o mais importante, mas sim o que EU com mais alguém que conheça, podemos e queremos fazer porque acreditamos no que queremos fazer.
    Como sabes a FAVA tem sido o espaço onde modestamente e PERSISTENTEMENTE ao longo destes anos, se tem procurado ter algumas iniciativas nesse sentido de uma educação mais criativa "à ameriana" no que ela tem de bom.
    Propus a alguns pais que escreveram esses mails e comentários eque têm filhos entre os 6/7 anos e os 15/16 que falassem com eles e que nos enviassemos entre nós , pode ser pessoalmente ou neste espaço do REGADOR ,as reacções dos filhos a essas conversas.
    Vamos lá a ver quem agarra est mini- desafio concreto. É assim que diz o discurso e assim que muitas vezes se educa lá nas américas!
    Sugiro-te que faças o mesmo, se estiveres de acordo.
    Se tivessemos os tópicos de meia dúzia de conversas pais-filho(s) dai em Portugal, talvez depois se fazer qualquer coisa com quem de facto está interessado e estimular outros.
    Aqui fica a sugestão
    frei Eugénio

    ResponderEliminar
  6. O discurso de Obama embora dirigido aos americanos é no fundo dirigido a todo o mundo pois foi difundido mundialmente. Acho-o muito imoortante pois só a partir do desenvolvimento das capacidades pessoais e da aprendizagem e educação (de uma forma integrada) é que nos poderemos integrar plenamente na sociedade, sentirmo-nos realizados e termos "alguma coisa" para dar aos outros.

    ResponderEliminar