2010-01-23

A vida questiona o Evangelho de Domingo 24 de Janeiro

Nazaré

Lc. 1,1-4.4,14-21.

Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram,
como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram Servidores da Palavra , resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo, a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído.
Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região.
Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam.
Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»

2 comentários:

  1. Como acreditar hoje, em Portugal, na Boa Nova? O espírito que nos enche vai da resignação ao desespero... Onde estão os tais sinais da chegada do Reino de Deus (cegos que vêm, coxos que andam...)?
    No Haiti estão bem pior do que nós, também é preciso dizê-lo.
    Que o Senhor nos abra os olhos e nos ponha a vontade a andar!
    armando

    ResponderEliminar
  2. Como acreditar hoje na Boa Nova em Portugal? Boa pergunta!!! Acreditar em quê ou em quem? Se é acreditar em Jesus e na eficácia da sua palavra, não é ter evidências politicas e sociais. Se assim fosse, a vida de Jesus teria sido uma sucsssão de sucessos evidentes! A meu ver, para se descobrir essa Boa Nova de que Deus é o nosso DEFENSOR é preciso tornar-se POBRE. É aos pobres que Ele anuncia a Boa NOva. POBRE como é entendido nos escritos biblicos: aquele que tem uma relação com Deus como o seu único DEFENSOR , o seu ADVOGADO sempre de serviço, quando não se tem mais mais ninguém que nos valha contar injustiças, calúnias, abusos de poder, falta de tratamentos de saúde, de local pare viver,... Em Portugal onde quase ninguém nos vale na governação e na gestão das dificuldades, mais precisamos de PROCURAR, PEDIR, BATER à porta do nosso DEFENSOR. Só quem é pobre o faz sem desisitir, pois não tem outro remédio! Não é o D. Sebastião que devemos esperar é em JESUS e na sua palavra eficaz.
    Um mendicante

    ResponderEliminar