2010-02-07

A vida questiona o Evangelho de Domingo 7 de Fevereiro

Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes.
Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, disse a Simão: "Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca". Respondeu-Lhe Simão: "Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes". Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançouse aos pés de Jesus e disse-Lhe: "Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador".
Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: "Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens". Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

2 comentários:

  1. Anónimo8/2/10 19:33

    Afastar. Fazer-se ao largo. Afastar-se.
    Mudar o ponto de vista sobre o que nos cerca. Refazer a leitura da realidade em que estamos mergulhados. E que muitas vezes, do ponto de vista em que nos deixamos encapsular, nos aparece assutadora. Seja por maus, seja mesmo por óptimos acontecimentos - como uma pescaria fabulosa! E então até parece estranho que Alguém nos desafie a vencer o medo abrindo horizontes de que nos escapam os contornos completamente!
    ir

    ResponderEliminar
  2. Acho muito original o seu comentário sobre o AFASTAR-SE!
    Tem toda a razão: é preciso mudarmos de ponto de vista sobre o que nos cerca. É como quem deixa a terra firme e embarcado se afasta da costa.
    Boa sugestão!

    ResponderEliminar