2011-08-02

As Boas Notícias!

É tão raro abrirmos os jornais e depararmo-nos com boas notícias, notícias que nos trazem esperança em que o mundo não é tão mau como muitos nos dizem e que o bem e a paz ainda são valores defendidos por muitos. É por isso que quis trazer aos leitores do Regador duas notícias com que me deparei hoje.

Hoje ao ler o Público (http://www.publico.pt/Mundo/iraniana-cega-por-acido-perdoa-agressor-antes-da-aplicacao-da-pena_1505518) chamou-me a atenção uma notícia com destaque na última página, no “Sobe e Desce”, referente à iraniana Ameneh Bahrami, mulher que ficou cega e desfigurada num ataque com ácido perpetrado por um homem com quem se recusou a casar.

No desenvolvimento da notícia, nas páginas interiores, noticia-se que Ameneh assumindo um gesto de grande tolerância, sobrepondo ao impulso do ódio que reclamava a vingança com a aplicação da lei de talião, ou qisas, que faz parte da Sharia (lei islâmica), perdoou a esse homem que a atacou, permitindo assim a revogação da pena que levaria a que tirassem a vista ao mesmo e o desfigurassem como ele lhe fez.

O amor sobrepôs-se ao ódio e, como nos disse Jesus para fazer, esta mulher islâmica “ouviu” as palavras do Evangelho: «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. (Mt.5, 38-39)

No mesmo jornal se dá conta de outra notícia que mostra bem como este pedido de Jesus está presente em muitas situações e que é possível que aqueles que são chamados ao ódio se manifestem por sinais de concórdia, de paz e de amor. É isto que se relata em outra notícia do mesmo jornal Público que nos conta que jovens judeus e palestinianos são capazes de conviver pacificamente como o fazem no Boxing Club de Jerusalém onde o único confronto entre esses jovens de povos tão divididos é no "ring de box", de forma cordial e desportiva e com abraços finais. “Aqui é como se fossemos um só povo” refere um jovem judeu religioso.

E não seremos todos nós um só povo, o povo de Deus? Hoje, perante estes gestos de paz e boa vontade entre homens deve haver festa nos Céus.

Hugo Meireles

1 comentário:

  1. Obrigado por chamar a atenção para estes sinais de Deus que passam muitas vezes por nós sem a devida atenção. Depois queixamo-nos que não há boas notícias! A decisão da mulher é extraordinária, ela que ficou totalmente desfigurada, como a foto do Público mostra.

    ResponderEliminar