2011-09-24

Crise económica, crise democrática...


Talvez seja útil, para ter uma perspectiva menos confinada aos fados nacionais, ver os problemas financeiros de um ponto de vista externo - como o da Itália. Loretta Napoleoni é economista com vários títulos publicados e o seu último livro chama-se Il contagio. Perché la crise economica rivoluzionerà le nostre democrazie. Para quem puder ouvi-la em italiano aqui fica a entrevista. De qualquer forma aqui ficam as suas ideias chave ditas em entrevista ao Metronews italiano:
"Aquilo a que nos arriscamos é um default descontrolado. Os mercados sabem-no e as pessoas também, ainda que os políticos façam de conta que está tudo bem. Nas condições actuais é melhor um default pilotado, ou seja: saída do euro, desvalorização, um imposto patrimonial para garantir a dívida pública nas mãos da banca e dos cidadãos, renegociação da dívida externa; o crescimento retomará dentro de um ano."

"A verdade é que os países europeus que não estão no euro resistiram melhor à crise."

Será a classe política capaz de escolhas deste género?
"Temo que não e é isso que explica a mobilização da sociedade civil. (...) Um descontentamento com a governação económica em desfavor das pessoas e a favor da elite que reúne jovens aculturados na democracia e na ditadura e que contagia as margens do Mediterrâneo.

1 comentário:

  1. Um voz que destoa! Quem sabe se é ela que tem tom!

    ResponderEliminar