2012-10-11

11 de Outubro

Em 11 de Outubro de 1962 começava em Roma o Concílio Vaticano II.

 Aqui fica um extracto do diário desse dia do Padre dominicano Yves Congar, que vale a pena ler na íntegra aqui.

"A Missa começa, cantada exclusivamente pela Sistina: algumas peças de gregoriano (?) e de polifonia. O movimento litúrgico não chegou ainda à Cúria romana. Esta imensa assembleia não diz nada, não canta nada.

Diz-se que o povo judeu é o povo do ouvido, os gregos o povo do olho. Aqui nada mais há se não para o olho e para o ouvido musical: nenhuma liturgia da Palavra. Nenhuma palavra espiritual. Eu sei que uma Bíblia será colocada num trono, para presidir ao Concílio. Mas será que ela falará? Escutá-la-emos? Haverá aqui um momento para a Palavra de Deus?

Depois da Epístola, deixo a tribuna. Não posso mais. Além disso, estou esmagado por este aparelho senhorial e renascentista. Detenho-me um momento sob a nossa tribuna; diretamente atrás dos bispos, no alto da bancada, vemos o conjunto da imensa assembleia branca de capas e mitras, interrompida pelos bispos orientais com os seus hábitos e os seus chapéus coloridos. Sou expulso, ao fim de cinco ou dez minutos, por um guarda."
Por aqui já dá para se ver que Igreja chega ao Vaticano II! 
Hoje celebra-se também (pela primeira vez) o dia Internacional das Meninas (Day of the Girl: giving girls a voice).
Aqui fica este video e este apelo. Para acabar com o casamento das crianças (10 milhões por ano em todo o mundo!)

3 comentários:

  1. Este relato de Yves Congar é impressionante. Vale a pena ler o texto todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo. O relato cheio de vida, permitie-nos "estra lá" como há 50 anos. Além disso é escr'ito por um muito atento "fazedor" deste Concílio, cheio de amor por Jesus e pelo seu "corpo" a Igreja. Obrigado ao Regador. Espero que haja mais!

      Eliminar
  2. Muito impressionante esta realidade que atinge tantas raparigas e que ocasiona tanto sofrimento. Por outrolado, no mosso mundo seria bom que havesse que ajudadasse as raparigas a fazer escolhas com mais critério evitando assim também muito sofrimento. MV

    ResponderEliminar