2012-11-24

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 25 de novembro

 Fra Angelico
Jo. 18,33b-37.
Naquele tempo, Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?»
Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?»
Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?»
Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.»
Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

1 comentário:

  1. Hoje, depois de ouvir as leituras deste dia não duvido de que há mais de dois mil anos se cumpre a profecia de Daniel que hoje ouvimos de novo na festa de Cristo Rei. E como rezamos no Pai Nosso, também hoje peço para que o Reino venha nestes momentos de dificuldade porque muitos neste país passam e para que todos os que acreditamos tomemos as armas que o Senhor nos indicou, o Amor, a Esperança e a Caridade para combater nos seus exércitos e podermos responder aos Pôncio Pilatos deste mundo que nós somos os guardas do Senhor e não mais permitiremos que Ele seja entregue.

    Hoje, porque quero ser um homem da verdade, escuto a voz do meu Senhor. E peço-Lhe perdão pelas minhas faltas, peço-Lhe que aumente a minha fé e que me conceda a graça de ser um Cristão fiel para me preparar para o dia em que Ele vier de novo para nos julgar e poder ser, pela Sua Misericórdia, um dos escolhidos para ficar à sua direita.

    E usando as palavras de Sofia de Mello Breyner no final do seu poema “Escuto”, também posso dizer:

    Apenas sei que caminho como quem
    É olhado amado e conhecido
    E por isso em cada gesto ponho
    Solenidade e risco.

    ResponderEliminar