2013-02-11

Papa Bento XVI: 19 de Abril de 2005 - 28 de fevereiro de 2013

http://www.correiodeuberlandia.com.br/wp-uploads/2012/03/papa_bento_xvi24.jpg 

O Papa Bento XVI anunciou hoje que renunciava ao cargo a partir de 28 de Fevereiro. Disse: "cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino." Uma decisão que apanhou toda a gente de surpresa...

3 comentários:

  1. Uma decisão surpreendente e muito corajosa!

    ResponderEliminar
  2. Como disse D. José Policarpo, Bento XVI acabou com um tabu. Que o mandato papal era para levar até ao fim, custe o que custar (para usar uma expressão muito em voga). Surpreendente é também a sua declaração de que João Paulo II quis renunciar mas não o deixaram... O que mostra que JPII, no final da sua vida, já não tinha muita liberdade de ação. O que deve suscitar uma reflexão a todos sobre o modo de funcionamento da cúria em Roma.

    ResponderEliminar
  3. É um pouco preocupante esta declaração atribuída ao Papa Bento XVI de que o seu antecessor também teria desejado renunciar ao seu mandato papal e não o deixaram. A ser verdade a Cúria Romana enferma de maiores males do que aqueles que se conhecem e é dominada por grupos de interesses que não serão certamente os interesses da Igreja de Cristo. Esta é límpida e transparente pois se assim não fosse há muito tinha desaparecido. Será que o próximo Papa vai conseguir corrigir o que, aparentemente, estará também por trás desta renúncia histórica do Papa Bento XVI. O que de melhor podemos fazer, em auxílio da Igreja em que acreditamos, é rezar por isso.

    ResponderEliminar