2013-08-08

Domingos de Gusmão

São Domingos foi o fundador da Ordem dos Pregadores.

O que pretendia? 

 Vista de Bolonha, a partir da Torre Asinelle, vendo-se a Catedral onde São Domingos se encontra sepultado (Caleruega, 1170 - Bolonha, 1221)

"Uma pregação que se não se baseasse apenas na autoridade, mas sobretudo no testemunho de vida do pregador. Libertar a pregação dos seus compromissos feudais, na pobreza e na liberdade. "

 "A Ordem dos Pregadores nasceu, radicalmente, da compreensão, da inteligência, da análise, do amor de um mundo em mutação. Não é obra de um reformismo moral, de uma revisão pastoral, de uma acomodação de regras ou de estruturas, nem sequer, ao fim e ao cabo, de uma santificação das virtudes: trata-se de um «carisma», com a compreensão viva, profética, de uma situação humana nova na evolução do mundo (Chenu)."

Fonte:  "São Domingos: pobreza e santidade" - Homilia de fr. José Augusto Mourão in A Palavra e o espelho, Paulinas, 2000, 179-186.

1 comentário:

  1. Anónimo9/8/13 00:28

    Quem dera que este projecto de Domingos de Gusmão continuásse motivador nos nossos dias, pondo em prática: "Em tempo de evangelização da Europa, o mundo continuará a ser a nossa célula e o oceano o nosso claustro".
    M.V.

    ResponderEliminar