2014-12-12

Il m'appelle à sortir


Ele chama cada uma das suas ovelhas pelo nome
e leva-as para fora. (Jo. 10, 3)
                                       
Não é com muitos anos de estudo que Cristo forma os seus discípulos. Com eles, vai para fora. A sua pedagogia é simples. É um ensino apoiado na experiência: segui-Lo e deixar-se transformar pela sua palavra.
Pedro sai do barco, caminha na água e a seguir afunda-se. "Senhor, salva-me! "(*) Neste teste, ele compreende que Jesus é o seu Salvador. Provavelmente, não o teria entendido de outra maneira. Só Pedro saiu do barco e será ele o primeiro a confessá-lo como Messias.

Apenas Pedro pôs a sua fé à prova e foi sobre ele que Cristo edificou a sua Igreja.
Do mesmo modo, "a Igreja tem que sair de si mesma para ir para a periferia, onde estão todas as misérias" (**).
Este é o ensinamento de Cristo. Ao sair, ele dá-nos uma bússola: escutar a sua palavra como uma palavra viva, interrogar-se sobre o peso da sua vida e, com aquela palavra, reler a sua vida. Esta palavra pode parecer-nos tão suave como o lago da Galileia, mas lida na presença de Cristo, transporta-nos.

O fracasso pode assustar-nos, mas o único fracasso verdadeiro não seria antes deixar de ter confiança, evitar sair, parar de aprender? Podemos aprender a andar sem cair? Não tatearam os santos procurando seguir a Cristo? No entanto, eles encontraram na Bíblia a chave de leitura das suas vidas. Cristo convida-nos a sair, mas não vamos sozinhos, a sua palavra acompanha-nos.

Frère Raphaël de Bouillé, OP (Couvent de Nancy); 
tradução dv

* Mt. 14, 30
** Papa Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário