2017-11-25

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 26 de novembro, dia de Jesus Cristo, Rei do Universo, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 


«Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer». -  Mt. 25, 31 -46

2017-11-23

Pro Papa Francisco


Pela qualidade dos signatários é uma carta que merece credibilidade. E que é bem justificada pelos ataques de o Papa tem sido alvo, muitas vezes pela calada. 
Se não podemos fazer mais para apoiar o Papa, podemos pelo menos assinar e divulgar.
Aqui.

Estimado Papa Francisco!

Suas iniciativas pastorais e as fundamentações teológicas estão sendo atacadas radicalmente por um grupo de dentro da Igreja.

Com a presente Carta Aberta queremos expressar a nossa gratidão pela corajosa e teologicamente bem fundada forma como o senhor exerce as suas altas funções.

O senhor conseguiu, em pouco tempo, reformar o espírito da ação pastoral da Igreja Católica, a partir de seus fundamentos em Jesus. O senhor toma para si mesmo as dores das pessoas e da natureza, leva em consideração a Igreja à margem da sociedade e no seu papel de cuidadora em meio à luta pela vida. Preocupa-se por cada indivíduo como ser humano amado por Deus. A palavra decisiva que vigora entre os homens não deve ser a lei e sim a piedade. Deus em sua misericórdia é o centro que define a ação pastoral da Igreja. O senhor mantém vivo o sonho de uma Igreja como sendo a verdadeira mãe e pastora. Nós fazemos parte desse sonho que é também nosso.

Nós lhe pedimos para não vacilar nesse caminho enveredado e lhe asseguramos o nosso pleno apoio e a nossa permanente prece diante de Deus.

2017-11-18

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 19 de novembro, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 


«Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens». -  Mt. 25, 14 -30

2017-11-11

Dia Mundial dos Pobres: nova interpelação do Papa

No passado dia 13 de junho, dia de Santo António, o Papa Francisco instituiu o dia mundial dos pobres, que este ano se celebra no próximo Domingo, dia 19 de novembro.


A aqui fica a mensagem do Papa, que vale mesmo a pena ler na íntegra e que termina assim: 
«Os pobres não são um problema: são um recurso de que lançar mão para acolher e viver a essência do Evangelho

Texto integral aqui.

Alguns excertos:
 «Não esqueçamos que, para os discípulos de Cristo, a pobreza é, antes de mais, uma vocação a seguir Jesus pobre. É um caminho atrás d’Ele e com Ele: um caminho que conduz à bem-aventurança do Reino dos céus (cf. Mt 5, 3; Lc 6, 20).»

«Conhecemos a grande dificuldade que há, no mundo contemporâneo, de poder identificar claramente a pobreza. E todavia esta interpela-nos todos os dias com os seus inúmeros rostos marcados pelo sofrimento, pela marginalização, pela opressão, pela violência, pelas torturas e a prisão, pela guerra, pela privação da liberdade e da dignidade, pela ignorância e pelo analfabetismo, pela emergência sanitária e pela falta de trabalho, pelo tráfico de pessoas e pela escravidão, pelo exílio e a miséria, pela migração forçada. A pobreza tem o rosto de mulheres, homens e crianças explorados para vis interesses, espezinhados pelas lógicas perversas do poder e do dinheiro. Como é impiedoso e nunca completo o elenco que se é constrangido a elaborar à vista da pobreza, fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada!»

«Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.»

«Na base das múltiplas iniciativas concretas que se poderão realizar neste Dia, esteja sempre a oração. Não esqueçamos que o Pai Nosso é a oração dos pobres. De facto, o pedido do pão exprime o abandono a Deus nas necessidades primárias da nossa vida. Tudo o que Jesus nos ensinou com esta oração exprime e recolhe o grito de quem sofre pela precariedade da existência e a falta do necessário. Aos discípulos que Lhe pediam para os ensinar a rezar, Jesus respondeu com as palavras dos pobres que se dirigem ao único Pai, em quem todos se reconhecem como irmãos. O Pai Nosso é uma oração que se exprime no plural: o pão que se pede é «nosso», e isto implica partilha, comparticipação e responsabilidade comum. Nesta oração, todos reconhecemos a exigência de superar qualquer forma de egoísmo, para termos acesso à alegria do acolhimento recíproco.»

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 12 de novembro, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 

«O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo». -  Mt. 25, 1 -13

2017-11-05

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 5 de novembro, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 
 

«Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo.
Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado»
. -  Mt. 23, 1 - 12