2018-03-31

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 1 de Abril, Domingo de Páscoa, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.

 


"Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou.
Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.». - João 20, 1-72

2018-03-30

Proximidade de cozinha

Homilia do Papa Francisco hoje em Roma, na Missa Crismal (pode ser lida aqui na íntegra)


"A proximidade é mais do que o nome duma virtude particular, é uma atitude que envolve a pessoa inteira, o seu modo de estabelecer laços, de estar contemporaneamente em si mesma e atenta ao outro. 
Quando as pessoas afirmam, dum sacerdote, que «está perto» da gente, habitualmente fazem ressaltar duas coisas: a primeira é que «está sempre» (ao contrário do que «nunca está»; deste costumam dizer: «Já sei, padre, que está muito ocupado!»). E a outra coisa é que sabe ter uma palavra para cada um. «Fala com todos – dizem as pessoas –, com os grandes, com os pequenos, com os pobres, com aqueles que não creem... Padres próximos, que estão, que falam com todos…, padres de estrada."
 
(...)

"Chegados aqui, voltemo-nos para Maria, Mãe dos sacerdotes. 
Podemos invocá-La como «Nossa Senhora da Proximidade»: «como uma verdadeira mãe, caminha connosco, luta connosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 286), infunde sem cessar a proximidade do amor de Deus, de tal maneira que ninguém se sinta excluído. 
A nossa Mãe está próxima não só por partir com «prontidão» (Ibid., 288) para servir, que é uma forma de proximidade, mas também pela sua maneira de dizer as coisas. 
Em Caná, a tempestividade e o tom com que Ela diz aos serventes «fazei o que Ele vos disser» (Jo 2, 5) farão com que estas palavras se tornem o modelo materno de toda a linguagem eclesial. 
Mas, para as dizer como Ela devemos, além de pedir a graça, saber estar onde «se cozinham» as coisas importantes, aquelas que contam para cada coração, cada família, cada cultura. 
Só com esta proximidade – podemos dizer «de cozinha» – será possível discernir qual é o vinho que falta e qual é o de melhor qualidade que o Senhor quer dar."


2018-03-24

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 25 de Março, Domingo de Ramos, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 
 


"Faltavam dois dias para a festa da Páscoa e dos Ázimos, e os príncipes dos sacerdotes e os escribas procuravam maneira de se apoderarem de Jesus à traição, para Lhe darem a morte.». - Marcos 14, 1-72

2018-03-21

Oração a pedir o bom humor

Oração escrita por São Tomás More e rezada diariamente pelo Papa Francisco
(Do Vaticano, quando recentemente orientou o retiro do Santo Padre e da Cúria Romana, o Padre Tolentino de Mendonça trouxe esta oração que divulgou aos fiéis na Capela do Rato.)
 

Dai-me, Senhor, uma boa digestão,
mas também qualquer coisa para digerir.
concede-me a saúde do corpo e o necessário
bom humor para mantê-la.

Dai-me, Senhor, uma alma simples,
que saiba aproveitar tudo o que é bom
e não se assuste demasiado perante o mal,
mas encontre maneira de recolocar
as coisas no lugar devido.

Dai-me uma alma que não fique refém do tédio
nem de resmungos, impaciências ou lamentações
e não permitais que me atormente
para lá do razoável
com essa coisa turbulenta chamada “eu”.

Dai-me, Senhor, um sentido de humor apurado
e a capacidade de receber o que aí vem a sorrir
vivendo o que me cabe com alegria
e partilhando-a sem custos acrescidos
com os outros.
Ámen.

2018-03-17

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 18 de Março, 5º Domingo da Quaresma, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.
 
 


"Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.». - João 12, 20-33

2018-03-10

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 11 de Março, 4º Domingo da Quaresma, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.


"Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.». - João 3, 14-21

2018-03-03

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho deste Domingo, 4 de Março, 3º Domingo da Quaresma, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.






"Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?».
Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». - João 2, 13-25