2019-07-27

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho do Domingo, dia 28 de julho, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.










"Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á.Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á." Lc 11, 1-13

2019-07-20

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho do Domingo, dia 21 de julho, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.






"«Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada»." Lc 10, 38-42

2019-07-18

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho do Domingo, dia 14 de julho, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.








"Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?».O doutor da lei respondeu: «O que teve compaixão dele». Disse-lhe Jesus: «Então vai e faz o mesmo»." Lc 10, 25-34

2019-07-16

Dorothy Day em português: bem-vinda!

Acaba de sair em português, publicada pela Lucerna, a autobiografia de Dorothy Day, A longa solidão. Já aqui escrevemos sobre esta figura importante da cultura americana do séc. XX. É de saudar a publicação em português desta obra. A sua apresentação pela investigadora de filosofia, Joana Rigato, pode ser vista neste programa da agência Ecclesia.
Fica uma curiosidade: na obra fala-se de um engenheiro naval português que divulgava o jornal The Catholic Worker em Portugal. Alguma pista sobre quem seria? Lembro-me de ler na tese de Paulo Jorge Martins da Brázia sobre a Marinha mercante em Portugal que se criaram a partir dos anos 40 organizações católicas de apoios aos trabalhadores da marinha. Seria esse engenheiro ligado a esses movimentos?

2019-07-07

Frei Bartolomeu dos Mártires


Partilho esta noticia com muita alegria, pois acompanhei os anos  de trabalhos científicos de  dois dominicanos, frei António do Rosário e frei Raúl Rolo, que estão na base desta canonização.
frei Eugénio

Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), dominicano, arcebispo de Braga, verá em breve reconhecida a sua santidade, pois foi aprovado o decreto de canonização, conforme foi anunciado pelo Vaticano.
 


Foi um bispo que “reconheceu a crise e os problemas da época”, e “a partir da sua experiência em Braga” levou para a última sessão do Concílio de Trento (1561-1563), na qual participou, a ideia da reforma do catolicismo.

Traduzindo a preocupação do agora novo santo com a formação, quando renunciou ao cargo de arcebispo, em 1581, Bartolomeu deixava na extensa diocese de Braga, várias escolas com mais de 400 alunos e mais de 1100 colegiais em classes de humanidades, filosofia e “casos de consciência”.

A sua ação não esquecia a pobreza de muitos sectores da população e do próprio clero, fazendo com que os padres mais ricos partilhassem com os mais pobres e providenciando apoio a muitos desfavorecidos. O que levou a que, quando morreu em Viana do castelo, em 1590, já fosse conhecido como “arcebispo santo” ou “pai dos pobres e dos doentes”. Bispos e padres, dizia ele, eram apenas administradores dos bens da Igreja, que estavam destinados a evangelizar e a socorrer os pobres.

In:  7Margens

2019-07-06

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o evangelho do Domingo, dia 7 de julho, pelo Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche".
Ouvir aqui.

 
 



 
"Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho" Lc 10, 1-12