2021-03-28

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho deste Domingo,  28 de março, DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 

 



EVANGELHO (Mc 11, 1-10)
 

Naquele tempo,
ao aproximarem-se de Jerusalém,
cerca de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras,
Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes:
«Ide à povoação que está em frente
e, logo à entrada, vereis um jumentinho preso,
que ninguém montou ainda.
Soltai-o e trazei-o.
E se alguém perguntar porque fazeis isso,
respondei: ‘O Senhor precisa dele,
mas não tardará em mandá-lo de volta’».
Eles partiram e encontraram um jumentinho,
preso a uma porta, cá fora na rua, e soltaram-no.
Alguns dos que ali estavam perguntaram-lhes:
«Porque estais a desprender o jumentinho?»
Responderam-lhes como Jesus tinha dito
e eles deixaram-nos ir.
Levaram o jumentinho a Jesus,
lançaram-lhe por cima as capas
e Jesus montou nele.
Muitos estenderam as suas capas no caminho
e outros, ramos de verdura, que tinham cortado nos campos.
E tanto os que iam à frente como os que vinham atrás clamavam:
«Hossana! Bendito O que vem em nome do Senhor!
Bendito o reino que vem, o reino do nosso pai David!
Hossana nas alturas!»
Palavra da salvação.


DIÁLOGO
 

A tradição de levar para casa um ramo benzido neste Domingo, continua bem viva entre os portugueses, mesmo naquelas famílias que raramente participam nas missas dominicais.
 

O ramo benzido que levamos  para casa é  colocado num crucifixo, bem visível, ou então perto da porta de entrada.
É o símbolo da confiança na proteção de Jesus contra variadas formas de Mal que podem atingir as famílias.
O Evangelho que lemos logo no inicio da celebração, quando os ramos são benzidos, conta-nos que Jesus entrou em Jerusalém e a multidão o aclamou, cheia de entusiasmo! Estavam mesmo prontos a reconhecê-lo como rei...
Mas poucos dias depois, esta mesma multidão que o tinha aclamado estaria a gritar "Crucifica-o! Crucifica-o!”
Neste relato do Evangelho, os principais acontecimentos passam-se entre a multidão dos judeus e Jesus, por um lado, e entre esta mesma multidão e os poderes políticos e religiosos, do outro.
Podemos dizer que, os judeus nesta narrativa evangélica, representam a nossa humanidade.

Também nós fazemos parte desta multidão.
Temos em nós mesmos, facetas luminosas, mas também temos aspectos mais escuros, dos quais nem sempre temos consciência. Podemos deixar-nos levar por felizes entusiasmos pelo que é bom e pelo que é belo, mas também podemos permitir que, por vezes, cresçam  em nós sentimentos de desprezo, de ódio, de rejeição, ou mesmo de violência, pelo menos a violência das palavras...
Nós somos seres com uma mistura de facetas que formam uma complementaridade nas nossas personalidades e, ao mesmo tempo,  estamos divididos interiormente, tendo sentimentos e atitudes contraditórias, que não imaginava-mos podermos ter.

Jesus foi vítima da violência da multidão e das autoridades no seu tempo. A nossa humanidade continua, até aos nossos dias,  a criar novas formas  de violência e de destruição no mundo. Estas violências fazem  com que inúmeras pessoas passem por sofrimentos desesperantes.
É  esta violência que condena e mata os profetas que denunciam a injustiça e o mal provocado pelos que têm poder e que manipulam as leis e o dinheiro -  o Grande Mamon - e denunciam também aqueles que utilizam a religião, para desprezar e esmagar  os mais fracos, deixando-se instrumentalizar pelos poderes ...

Em Jesus, o próprio Deus deixou-se entregar a esta violência, sem  utilizar armas de destruição e de vingança.
Pode acontecer que não estejamos de acordo, nem intelectual, nem religiosamente com certas formas de Violência e de Mal, mas por falta de discernimento, acabamos por colaborar, por passividade ou  por indiferença.
Na cruz, Jesus pede ao Pai que perdoe, pois aqueles que o estão a torturar, insultar e condenar,  não sabem o que estão a fazer.
Por vezes, também nós não sabemos o que estamos a fazer.

Segundo o evangelista Lucas, ao criminoso condenado ao seu lado, na cruz, Jesus anuncia que Deus perdoa, que a vida eterna lhe é prometida.

Podemos reconhecer-nos na multidão que muda facilmente de opinião e nos discípulos que tiveram tanto medo, a ponto de negarem Jesus, como Pedro fez. Se  formos capazes de reconhecer as nossas incoerências e fragilidades, também nos podemos abrir à confiança no poder do Amor de Deus, que se manifestou em Jesus, crucificado e ressuscitado.
A cruz é, assim, para nós e para a nossa humanidade, o sinal de que o Mal no mundo, o Mal em nós, não tem a última palavra: quem quer que sejamos, qualquer que seja a nossa história, em Jesus, Deus tomou sobre si, de uma vez por todas, a violência do nosso mundo, a nossa violência, o nosso mal, para nos oferecer uma esperança de vida.

Durante a paixão, os discípulos abandonaram Jesus. Mas através da Ressurreição, o poder vivificante de Deus fará com que se levantem e se ponham de novo de pé.
São eles também os representantes da nossa própria fragilidade que nos faz levantar, graças à coragem que nos é dada pelo Espirito de Jesus.

Tal como Jesus confiou nos apóstolos, Deus confia em nós hoje, chamando-nos a ser verdadeiros discípulos, animados pela esperança e alegria partilhadas, portadores de luz.

    frei Eugénio

1 comentário:

  1. As pessoas que rodeiam Jesus são de facto de muita espécie: um que diz que fazia e acontecia e de repente ei-lo a virar-lhe as costas; outro que o trai; outros que até lutavam por lugar de relevo no seu Reino, adormecem; outros que fazem troça quando o vêm na sua fraqueza... Desconcertante, sim, as posições em que podemos estar relativamente à humanidade e a divindade de Nosso Senhor...

    ResponderEliminar