2021-11-20

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho de Domingo de Jesus Cristo Rei, Rei do Universo, 21 de Novembro, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 



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Evangelho (João 18, 33b-37)

Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o rei dos Judeus?».
Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».
Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?».
Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

 

DIÁLOGO 

Os quatro Evangelhos referem-se a esta pergunta de Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos judeus?», mas nenhum deles nos diz em que língua Pilatos a fez. 

Pilatos era provavelmente bilingue, falava latim e grego. 

Jesus também era provavelmente bilingue, falava aramaico e hebraico. 

Os escritores dos Evangelhos não nos dizem se Jesus e Pilatos tinham uma língua comum ou se falavam através de intérpretes, mas é evidente que na cena descrita no Evangelho de hoje, que não falavam a mesma linguagem, quando falavam de «ser rei», «reino» e «reinar». 

Cada um dava um sentido muito diferente a estas palavras.Embora a vinda do Reino de Deus entre nós, fosse uma das principais insistências da mensagem de Jesus, no Novo Testamento a maioria das menções à realeza de Jesus aparecem ligadas à sua condenação e morte por crucificação.   

Na passagem do Evangelho que lemos hoje, Jesus reconhece que lhe podem chamar «rei», mas esclarece que é um reino muito diferente do que as pessoas estavam habituadas: «O meu reino não pertence a este mundo». 

A segunda pergunta de Pilatos a Jesus «Que fizeste?», para que os chefes religiosos do povo de Israel o levassem ao governador para o condenar, conduz-nos ao essencial da questão sobre o modo de Jesus reinar. 

A resposta à questão de Pilatos era muito simples. O que Jesus tinha andado sempre a fazer era o Bem, sob todas as formas. 

Será que Jesus tentou que Pilatos compreendesse o que significava Ele ter um reino que é como uma semente de mostarda, como um tesouro escondido num campo, que é como a melhor pérola, ou como uma rede com todo o tipo de peixes?De facto, o Reino de Deus que Jesus vinha anunciar e, por isso a Sua realeza, eram muitíssimo surpreendentes.  

O seu principal dinamismo dos que querem viver neste reino é querer estar em metanoia (em grego), que quer dizer estar disponível para «mudar de mentalidade». 

Também se traduz por «virar do avesso». 

Para viver neste reino é central virarmo-nos para Jesus, vendo como Ele fazia o Bem e como se relacionava com Deus-Pai e com o próximo. 

E como Ele fazia, o seu modo de reinar era servindo.A linguagem do Reino de Deus é para todos entenderem, é universal, mas é incompreensível para quem não aceitar viver em metanoia, aberto(a) à «mudança de mentalidade». 

A razão pela qual a Igreja deve celebrar solenemente a festa de Nosso Senhor, Jesus Cristo, o Rei do Universo, é para nos chamar à responsabilidade. 

A festa de hoje é um forte apelo a olharmos para Jesus servidor crucificado, de braços abertos para nos acolher e Lhe pedirmos em confiança. 

«Senhor Jesus, que o Teu Amor circule e oriente a minha vontade.» 

«Senhor Jesus, que o Teu Amor circule e oriente a minha inteligência e o meu modo de pensar». 

«Jesus, Rei do Universo, reina e orienta os meus sentimentos e o meu modo de colaborar conTigo na construção do Teu Reino». 

  frei Eugénio

 

1 comentário:

  1. Estranho nem me tinha lembrado desse imbróglio linguístico... E nós também precisaremos de intérpretes para compreender Jesus?

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