Natal este ano na Ucrânia, nas palavras do bispo auxiliar de Kiev e presidente da Caritas-Spes, Oleksandr Yazlovetskiy:
“Certamente será um Natal diferente dos anos anteriores. As luzes estão a faltar. E falta a mesa cheia de comida, falta o calor nas casas. Mas na escuridão em que nos afundámos, vemos melhor o que é essencial.”
O bispo acrescenta ainda: “Quando tudo está iluminado, quando as cidades se enchem de luzes, música e enfeites de Natal, é difícil ver o verdadeiro significado do Natal que é Jesus.
Aqui, no escuro, vivemos o essencial da festa que é o nascimento de Deus na terra. Pelo menos assim o espero, mas vejo muitos à minha volta que estão preparados para viver esta espera de uma forma diferente este ano e que, apesar de tudo, não perdem a alegria do Natal que se aproxima.”
Perguntaram ainda ao bispo se tem medo de organizar as comemorações de Natal devido ao risco de ataques. A resposta é eloquente: “Sim, também porque [os militares russos] atacam especialmente quando há feriados. Estamos com medo. Mas o nos
so povo parece ser mais corajoso do que os bispos e padres. Temos procurado, por exemplo, celebrar missas mais durante o dia e, sobretudo, nos feriados de forma a evitar aglomerações. Mas os fiéis querem vir. Nunca falta ninguém nas igrejas”.
in: 7Margens
Sem comentários:
Enviar um comentário