2023-05-08

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho do 5º Domingo de Páscoa, 7 de maio, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.  (ainda não disponível)

 https://www.evangile-et-peinture.org


EVANGELHO (Jo. 14, 1-12)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

 

DIÁLOGO

No Evangelho que acabamos de ler, os discípulos ouviram Jesus Ressuscitado que lhes tinha aparecido, a dizer que iria partir para lhes preparar um lugar junto de Deus Pai. Disse-lhes que não ficassem aflitos porque havia de vir buscá-los. Eles não entenderam muito bem e Jesus, então, fez uma afirmação surpreendente: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” e reforçou “ninguém vai ao Pai a não ser por mim.”

 

Como se não bastasse dizer, que Ele era o Caminho, disse que é o Caminho que leva ao Pai e reforçou que não há outro caminho. 

 

O normal é as pessoas crentes terem o desejo de conhecerem Deus e de chegarem mais próximo Dele. Se até aqui não sabíamos como atingir essa proximidade, a partir deste momento e no nosso tempo também, temos em Jesus como que um GPS para chegarmos a Deus.

 

Basta seguirmos o caminho que Ele nos propõe: olhar as pessoas como Jesus olhou, tocar as pessoas como Ele tocou, reagir às suas atitudes como Jesus reagiu, tratar todas as pessoas como iguais em dignidade e fazer da oração do Pai Nosso um lema de vida. 

 

Jesus veio trazer-nos a grande notícia que Deus é um Deus bom e que podemos contar sempre com Ele. É Nele que encontramos o nosso refúgio e proteção para todos.

 

Quando escrevo “todos”, é mesmo todos, como S. Paulo, mais tarde escreverá aos Gálatas: “não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gal 3, 28)

 

É, assim, a vida em Deus que Jesus nos promete, se O seguirmos como o nosso Caminho. Uma vida de verdadeiro Amor, à maneira de Jesus e, cuja fonte é o próprio Deus. Uma fonte que não se esgota. 

 

Jesus também dirige a cada um de nós a mesma afirmação: “Há tanto tempo estou contigo, Ana, Paulo, Alice,… e não me conheces!”

 

Isto que Jesus nos diz não deve ser entendido como uma repreensão, mas como um incentivo a querermos conhecê-Lo melhor e a usarmos as nossas energias para colaborarmos com Ele.

 

frei Eugénio, o.p.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário