2007-06-25

Optimismo ?

Em resposta a um mail que distribuí recentemente sob o título "optimismo", com cópia de uma crónica que relatava uma série de sucessos económicos e tecnológicos em Portugal, recebi o seguinte
comentário:
Resposta a um email que recebi contendo uma crónica de opinião do Jornalista Nicolau Santos, com um apêndice.

«É uma opinião, nada mais. Tão legitima como a contrária. Há quem não tenha motivos para estar optimista. Principalmente, quando as pessoas perdem qualidade de vida, por muito que se esforcem para verem outras coisas, a luta pela sobrevivência, o ter que vender a casa que já estava metade paga, o risco de perder o emprego e com filhos para sustentar, não deixa ver os optimismos. É neste país que vivemos, uns absurdamente bem, outros nem por isso.
O Autor desta crónica, tem um ordenado acima da média dos portugueses, entre outras coisas. Quanto à desonestidade de quem vê só o lado negativo, é igual a quem só vê o lado positivo.
A grande questão é que quando a sobrevivência das pessoas não está assegurada e se vê "jobs" distribuídos a amigos que acumulam cargos em série e o desemprego aumenta, a revolta surge e não temos tempo para optimismos. Refilamos,ainda bem, é sinal que estamos vivos. Quem tem a sorte de ver optimismos, continue no Oásis, que nós vimos já.»

Estou totalmente de acordo com a afirmação de que é tão desonesto ver SÓ o lado negativo como ver SÓ o lado positivo e reconheço a verdade dos maus exemplos portugueses apontados. Já o comentário de que o autor do texto que eu copiei no meu anterior e-mail tem um ordenado acima da média dos portugueses, é um absurdo. Só vale a pena comentar se o texto diz verdades ou falsidades. Também tenho plena consciência que não vivo num Oásis.

Copio seguidamente outra notícia que vi na revista "Visão":
«Portugal é uma democracia consolidada e goza de uma estabilidade invejável, existindo apenas 15 países em melhor posição. Esta é uma das conclusõess que se podem retirar do último ranking de Estados falhados, elaborado pela revista "Foreign Policy" e pelo Fund for Peace, uma organização não governamental com sede em Washington DC que se dedica à resolução e prevenção de conflitos. A classificação é feita com base em 12 indicadores sociais, económicos, políticos e militares e a lista inclui 177 países (dos piores para os melhores):
1 - Sudão
2 - Iraque,
3 - Somália
4 - Zimbabué
5 - Chade
20 - Timor Leste
38 - Guiné-Bissau
53 - Angola
62 - Rússia
62 - China
66 - Cabo Verde
77 - São Tomé
81 - Moçambique
110 - Índia
117 - Brasil
153 - Espanha
154 - Alemanha
160 - EUA
162 - PORTUGAL
177 - Noruega»

Esta lista foi feita por pessoas que ganham, seguramente, mais que a média portuguesa, mas o que interessa é mostrar que não estamos assim tão mal. Mesmo que estivéssemos no lugar da Noruega, não teríamos ainda alcançado a perfeição e teríamos que continuar a esforçarmo-nos por melhorar. Enquanto que o pessimismo é um estado de espírito negativo que tende a paralisar-nos, o optimismo é um estado de espírito positivo que nos faz sentir mais felizes e tende a tornar-nos combativos para melhorar. Estou empenhado, neste espaço, a só indicar os lados positivos, para contrabalançar os que só vêm o mal e contribuir para o bem-estar das pessoas. Nunca há motivos para não ser optimista.

Sem comentários:

Enviar um comentário