2007-11-19

Alerta: A Corrente do Golfo está a arrefecer !



No Atântico Norte a Corrente do Golfo é fundamentalmente mantida pelas diferenças de temperatura e de salinidade.
O seu motor de circulação é a diferença de densidade devida à salinidade e à temperatura das águas.
As águas dos polos são mais frias e menos salgadas, e as águas do equador mais quentes e mais salgadas.
No Atlântico norte, a Corrente do Golfo, que vai do equador em direção ao Pólo Norte, transporta o calor para toda a Europa ocidental, onde está Portugal. Chegando ao mar da Noruega a água da corrente do Golf, mais quente e mais salgada, encontra as águas frias e menos salgadas vindas do Pólo.
Se o aquecimento do planeta continuar esta Corrente tenderá a desaparecer e em vez de benefiarmos deste clima ameno passaremos a ter um clima gélido.
O que parece futurismo cientifico já esta a acontecer presentemente.
Parece que a paisagem humana portuguesa já está a ficar gelada. Casas quentinhas, mas corações esfriados.
A corrente de generosidade e empenho vinda do outro lado do Atlântico e o apelo da nossa querida Inês parece que ainda não conseguiu aquecer os corações dos amigos portugueses.
Ainda hoje a Inês pelo telefone me esteve e contar muito rapidamente as necessidades urgentes, por causa das epidemias provocadas pelos ratos que aparecem por todo o lado. Estão a morrer pessoas por falta de remédios e as casas, com as chuvadas, estão em péssimas condições.
E a Inês mostrou-se muito esperançada nos apoios que os amigos lhe poderão enviar.
Pode ser que a corrente quente esteja apenas atrazada, porque até hoje só houve 5 respostas ao apelo.

3 comentários:

  1. Deixo um abraço à Inês, merecedora é claro do meu apoio (mea culpa por ainda só agora poder comentar um notícia relativa à sua empresa, mas muitas coisas se passam... enfim...).
    Imagino o desastre causado pelas tempestades e a impressão que causará ver e ouvir no lugar, e sobretudo do teu ponto de vista de voluntária.

    ResponderEliminar
  2. Ol� In�s.N�o a conhe�o mas j� conhe�o a sua sensibilidade e generosidade.Temos um amigo comum-o Frei Eug�nio.Irei rezar e dar uma ajuda.Um beijo Guida e Leandro(meu marido)

    ResponderEliminar
  3. Bom se chegamos ao ápice da mudanca nunca vamos ao certo saber ... o certo é que a terra já sofreu muitas mudancas e várias espécies já se extinguiram ;se nós tb formos varridos daqui a terra com certeza vai continuar .

    ResponderEliminar