2008-06-13

A deriva da Itália católica

Um artigo recente (em Alternatives Internationales - n°39 - Juin 2008) chama a atenção para a dispersão ou divisão do catolicismo italiano em dois campos: um clerical e um anti-clerical. Esquecido o anti-clericalismo do séc. XIX e primeira metade do séc. XX, desmoronada a Democracia cristã nos anos 90, aparecem agora na política e na sociedade italianas os Católicos anti-liberais. Do seu programa constam uma concepção tradicional da fé, uma intransigente crítica da modernidade e uma postura mais desafiadora em relação ao Islão. Coincide com a ascensão da Forza Italia (no Norte onde o catolicismo é mais forte, é onde a Forza Italia mais se destaca), mesmo com o apoio de personalidades ateias como o filósofo e membro do Forza Italia, Marcello Pera. No geral, porém, a situação é o resultado do activismo de uma minoria católica e de uma força política que vê no cristianismo "o cimento cultural do Ocidente" e um "baluarte eficaz contra uma modernidade inquietante (imigração, multiculturalismo, globalização...)".
Grande parte da sua força reside na capacidade de mobilização de alguns dos seu movimentos e no apoio ao mais alto nível da Igreja (Cardeal Ruini, o Papa Bento XVI), mas também beneficia da ausência de voz dos católicos que com essa tendência não de identificam. A estes resta o isolamento de uma diáspora.

1 comentário:

  1. Estou cansado dos "Velhos do Restelo"... Que o Senhor tenha misericórdia d'eles!!! Perdoai-os Senhor que não sabem o que dizem.
    Bruno M

    ResponderEliminar