2008-09-20

A VIDA QUESTIONA O EVANGELHO - 21 de Setembro (25º Dom. comum)


EVANGELHO – Mt 20,1-16a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: "
O reino dos Céus pode comparar se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou os para a sua vinha. Saiu a meia manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse lhes: 'Ide vós também para a minha vinha e dar vos ei o que for justo'. E eles foram. Voltou a sair, por volta do meio dia e pelas três horas da tarde e fez o mesmo. Saindo ao cair da tarde, encontrou ainda outros que estavam parados e disse lhes: 'Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?'. Eles responderam lhe: 'Ninguém nos contratou'. Ele disse lhes: 'Ide vós também para a minha vinha'. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao capataz: 'Chama os trabalhadores e paga lhes o salário, a começar pelos últimos e a acabar nos primeiros'. Vieram os do entardecer e receberam um denário cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: 'Estes últimos trabalharam só uma hora e deste lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor'. Mas o proprietário respondeu a um deles: 'Amigo, em nada te prejudicou. Não foi um denário que ajustaste comigo? Leva o que é teu e segue o teu caminho. Eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?'. Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos".







Sem comentários:

Enviar um comentário