2021-08-08

Oitavo centenário da morte de São Domingos (06-08-1221)

 


Da homilia de Frei Gerard Francisco Timoner III OP, Mestre Geral dos Dominicanos, na Solenidade de São Domingos (06-08-2021) celebrada na Basílica de São Domingos, em Bolonha, onde este passou os últimos dias da sua vida terrena:

"Como o Papa Francisco eloquentemente escreveu na sua carta à Ordem em comemoração do 8º centenário do nascimento de São Domingos para a vida eterna, entre os títulos atribuídos a São Domingos, o de Praedicator gratiae, "pregador da graça", destaca-se pela sua consonância com o carisma e a missão da Ordem por ele fundada (GP 1).  

Este é o nosso presente à Igreja: a "graça da pregação" e a "pregação da graça", ou seja, a proclamação de Deus, a Graça Incriada, que é dada à humanidade. Ao cultivar e partilhar este carisma e missão, Domingos tornou-se a Luz da Igreja (
Lumen Ecclesiae) e o Mestre da Verdade (Doctor Veritatis). Ele está entre aqueles que Isaías louva: "Quão belos são os pés do mensageiro que proclama a paz, que traz boas novas" (Isaías 52,7).  De facto, dedicou toda a sua vida à pregação do Evangelho, "seja conveniente ou inconveniente, ensinando constantemente e nunca perdendo a paciência" (2 Timóteo 4:2)."


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Sem comentários:

Enviar um comentário