2021-12-18

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho do 4º Domingo do Advento, 19 de Dezembro, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 


www.evangile-et-peinture.org

Evangelho (Lucas 3, 10-18) 

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

 

DIÁLOGO 

Estamos apenas a poucos dias do Natal, da celebração do nascimento de Jesus, em Belém. 

Não deve ser uma surpresa para nós que os textos litúrgicos para o 4º Domingo do Advento se concentrem em duas futuras mães: Maria e a sua prima Isabel, cada uma das quais está em trabalho de parto e a preparar-se para um nascimento. 

No relato de Lucas do anúncio do nascimento de Jesus, Maria fica a saber que a sua prima Isabel também está grávida: «Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela a quem chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível.» (Luc 1, 36-37).

 Maria mal ouviu esta notícia, «pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá» onde moravam Isabel e Zacarias, seu marido. 

Estas duas futuras mães tiveram a experiência dum encontro que teve uma importância e um significado que as ultrapassa completamente.

Maria descobriu que a criança no seu ventre está cheia de uma luz e de um poder que irradiava para o exterior para aqueles que se aproximavam dela. 

Isto é percebido pela outra criança no ventre de Isabel: «Quando Isabel ouviu a saudação de Maria», escreve Lucas, «a criança estremeceu dentro dela». 

Isabel, cheia do Espírito Santo exclamou: «Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visita?» 

Por sua vez, Maria, cheia de graça, estava empenhada numa viagem de fé em Deus, de quem ela esperava tudo e de quem se fez serva. 

Ela será a «Mãe da Misericórdia» como relembramos quando rezamos ou cantamos a oração «Salvé Rainha» dizendo: «Salve Rainha, Mãe da Misericórdia …». 

Podemos seguir de perto estas duas futuras mães, que se tornam próximas de nós, se procurarmos viver no mesmo espírito de fé, confiando na Palavra de Deus, acolhendo os apelos e as visitas de Deus. 

Quais são as palavras que o Espírito Santo inspirou a Isabel? 

«Feliz de ti que acreditaste no cumprimento de tudo quanto te foi dito da parte do Senhor". 

Maria tinha ouvido as palavras do anjo Gabriel, mensageiro de Deus, a dizer-lhe que iria ser mãe, sem ser de José seu noivo. 

Maria acreditou que essas palavras do Anjo eram verdadeiras, mas sobretudo teve a confiança que essas palavras se iriam cumprir. 

Na nossa fé em Deus, sobretudo através do que Jesus nos veio revelar, é importante acreditarmos que, através dos textos dos Evangelhos e dos outros livros do Novo Testamento, podemos ficar a conhecer, com verdade, o que Jesus fez e disse. 

Mas há um outro aspeto que é fundamental na fé que podemos ter em Jesus: confiar que as palavras se irão cumprir, que irão ter uma realização concreta. 

Pensemos por exemplo nas palavras de Jesus no Sermão da Montanha (Mat 7, 7): «Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto,» e comparando com a nossa experiência vivida, verificamos que muitas vezes, talvez a maioria das vezes tal não nos acontece. Naturalmente interrogamo-nos sobre as possíveis razões do nosso insucesso. 

Mas se Jesus fez esta promessa tão importante, não nos diz nem como, nem quando se irão realizar. 

O modo como se irá concretizar e a ocasião escapam-nos, mas Jesus Ressuscitado, que é o Senhor da Vida, escolhe o momento oportuno e quantas vezes de modo completamente imprevisto! 

O que Jesus nos propõe é que continuemos com muita confiança e persistência acreditando na sua realização. 

Maria é para os cristãos o mais completo modelo de fé. 

«Feliz de ti que acreditaste no cumprimento de tudo quanto te foi dito da parte do Senhor». 

Que maravilha quando seguimos o exemplo de Maria, a Mãe que deu à luz Jesus Emanuel, porque acreditou no cumprimento das palavras de Deus. 

frei Eugénio


Sem comentários:

Enviar um comentário