2007-11-22

Caros amigos

O Frei Eugénio veio mais uma vez pedir-me para inserir uma Homilia dele no Regador, o que faço com muito gosto, particularmente pela beleza do seu conteúdo. E não posso deixar de reforçar o apelo que o Frei Eugénio faz no fim da mesma, em nota, para pedir, pelo menos, uma leitura atenta destas palavras cheias de sabedoria.

HOMILIA DO 31.º DOMINGO (4 de Novembro de 2007)

Numa partilha convosco sobre a passagem do Evangelho deste Domingo 5 Luc 19, 1-10), o primeiro elemento que quero pôr em relevo é a vontade firme de Zaqueu de ver Jesus, apesar das dificuldades que tinha de enfrentar.


Zaqueu soube encontrar uma solução. Se não tivesse subido à árvore, não teria visto Jesus.
É preciso uma vontade firme para encontrarmos, pessoalmente, Jesus.

Mas esta atitude exige também coragem, porque nos obriga a uma desinstalação, a ter de deixar a nossa “comodidade”, a rotina agradável, porque este encontro com Jesus far-nos-á alterar os nossos hábitos, as nossas conveniências, as nossas rotinas e, sobretudo… que as nossas vontades, as nossas escolhas, sejam alteradas pela vontade de Jesus e pelas suas escolhas.

É necessário ter coragem para tomar o partido de Jesus. A conversão pede, de facto, uma mudança das nossas vontades, nas nossas escolhas, nas nossas atitudes.

Zaqueu certamente não disse: “Encontrei Jesus, vou-me reformar, vou-me dedicar-me a um voluntariado de ajuda os pobres!". Antes pelo contrário, continuou a trabalhar como chefe dos colectores de impostos da cidade. Todos o conheciam e todos sabiam que tinha prometido publicamente devolver quatro vezes mais a todos os que tinha defraudado e também dar a metade dos seus bens aos pobres.

Se Zaqueu tivesse um cartão-de-visita sobre a mesa do seu escritório de colector, e se em vez de ter “Chefe dos colectores de impostos” pusesse a sua nova condição de convertido, o cartão deveria ter: “Grande ladrão arrependido", pois tal afirmação corresponderia à sua nova realidade interior. Zaqueu tornou-se num convertido-à-maneira-de-viver de Jesus. Teve uma verdadeira conversão, uma verdadeira transformação interior com efeitos bem concretos.

Ora esta mudança tão profunda aconteceu a Zaqueu porque “a salvação entrou na sua casa”, entrou na sua vida. Mas qual salvação? A vida eterna ? O perdão dos pecados ? O Céu? O que entrou em sua “casa” e foi reconhecido por Zaqueu foi o AMOR, o amor de Cristo, o amor à maneira de Jesus, um amor que salva.

O centro deste encontro passa-se dentro de Zaqueu por causa do amor de Jesus que ele reconheceu, e que o tocou ao mais profundo dele mesmo, e que o transformou.

A nossa experiência mostra-nos que uma grande parte das conversões em cristianismo e noutras religiões se deve sobretudo ao medo: medo do pecado, medo do inferno, medo de doenças, medo de punições ou de recriminações, medo a ser descoberto. Ou medo do comunismo, medo do terrorismo… Utilizar o medo é um método que deu e continua a dar muitos resultados. Mas será este o método de Jesus?

Mas o método de Jesus é outro: Ele quer que seja o Amor a converter-nos. A sua maneira de o fazer é em tudo contrária às ideias da nossa “boa sociedade”. Jesus dá valor a pessoas com atributos muito pouco apreciados por nós: cegos, leprosos, pecadores públicos, samaritanos, publicanos. Ele cura-os, não apenas dos seus defeitos exteriores, o que seria já maravilhoso, mas também cura interiormente. Jesus não os desvaloriza devido às suas fraquezas e aos seus defeitos: pelo contrário, toma as suas fraquezas, as suas enfermidades, a sua condição de pecadores e de pecadoras, e transforma-os, porque é a Fé deles em Jesus que os salva, ou seja, eles acreditam no valor do Amor de Jesus. Da mesma forma que aconteceu com Zaqueu, o Amor entra nas suas vidas.

Um acontecimento marcou-me muito um destes dias.

Uma jovem, filha de um casal amigo, a qual terminou a sua formação universitária, decidiu dar o seu primeiro ano de trabalho num um país pobre. Depois de muito ter procurado, encontrou uma comunidade de irmãs dominicanas, num país da América Central, as quais trabalham com populações muito pobres e que, com a ajuda de uma comunidade jesuíta, dão apoio jurídico a refugiados de um país vizinho. É este o trabalho desta jovem desde há alguns meses. Há duas semanas, ela escrevia aos seus pais:
“Estes meses têm-se passado muito rapidamente. Já sei o nome de toda a gente e as pessoas já sabem o meu nome. Já visito sozinha as famílias dos bairros onde trabalho e recebo convites para pequenas festas familiares. Também já falo bem o espanhol. Em resumo: sinto que faço parte desta comunidade e que sou quase uma cidadã deste país.

Num dos últimos fins-de-semana, fui passear para a antiga parte colonial da cidade, que hoje é uma zona turística muito frequentada. Fui tratada como sendo uma turista, o que era a minha experiência habitual noutras ocasiões. Mas, desta vez, senti de forma muito viva uma diferença: a diferença entre cidadã normal e turista. De tal maneira que tive o desejo de pôr um carimbo na minha testa, dizendo: Residente".

Nesta jovem operou-se uma profunda conversão de mentalidade, de sentimentos, de compreensão pela situação das pessoas. A conversão pede uma transformação de perspectivas, do modo como olhamos para as pessoas e as situações. Uma mudança de atitude. Ver e enfrentar a miséria dos outros à maneira de Jesus, porque o Seu Amor transforma o nosso olhar, a nossa maneira de pensar e de reflectir sobre a nossa vontade de colocar a nossa energia e capacidades ao serviço do Reino.

Quando o Amor de Jesus entra na nossa vida, como aconteceu com Zaqueu, se ele é por nós reconhecido e aceite, ele transforma a nossa vida.

Será que queremos viver esse Amor?

Ámen
NOTA: Esta homilia, cujo original é em francês, foi preparada em conjunto pela Zaida e pelo frei Eugénio, via internet. Os leitores podem também colaborar, escrevendo algum “eco” para o REGADOR. Se isto acontecer será um milagre do Zaqueu !!!

1 comentário:

  1. Trepando por esta homilia acima conseguimos de facto ver Jesus e perceber o que distingue o seu método dos "métodos que dão resultados".

    ResponderEliminar