
Com o historiador militar João Gouveia Monteiro (Univ. Coimbra) e o bispo auxiliar de Lisboa Carlos Azevedo.
É também com Nun'Álvares que se institui a prática do caldeirão da sopa dos pobres que, ainda hoje, com nova urgência, se serve nos Anjos, em Lisboa. Sendo o homem mais abastado do Reino, retirou-se para a vida espiritual na Ordem do Carmo deixando os seus bens ao serviço dos mais desprotegidos.
A virtudes humanas de Nun'Álvares Pereira transformaram-no num modelo para os portugueses para saber vencer provações, em tempos de crise. Gerou uma devoção contínua nos últimos seis séculos. Desde o momento da sua morte que foi considerado santo - o Santo Condestável - sendo a sua sepultura um lugar de culto continuado até ao Terramoto de 1755 e, depois, nos diferentes lugares das relíquias. A canonização não é, por isso, um acto feito agora, nos primeiros anos do século XXI, por um súbito milagre. O processo de canonização em Roma conheceu a estagnação que, por vezes, os portugueses põem nas suas causas, a par de uma eficaz resistência espanhola.
Inês Dentinho
Nesta entrevista ficamos a conhecer melhor este notável português.
All Jerusalem Christians were denied entry to the Holy Sepulcher
"This Holy Fire Saturday 2009 and for the first time
The Laity Committee in the Holy Land/East
Jesus ressuscitou e está vivo!
Venceu a Morte + O Desamor + Mal
os 3 inimigos do Amor e da Vida.
Que esta vitória deixe marcas nas nossa vidas!
Uma Feliz Páscoa!
frei Eugénio
E o grito angustiado de Jesus transforma-se. Há apenas uma realidade que ninguém lhe pode tirar: é a confiança de que é amado por Deus e de que, dando a sua vida, ele transmite esse amor. Os seus lábios podem então murmurar: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito» (Lucas 23,46). E o seu último sopro, cheio de uma dor imensa, é ao mesmo tempo a efusão do amor de Deus."
In: Meditação do irmão Alois, "Sexta-feira Santa: A cruz não é a última palavra".
Porque Ele sabe que temos sede. Porque a oração é o regador da nossa Fé. Este blog, é um espaço de oração e de partilha. Sinta-se livre para participar ;-)