2007-01-31

Primeiro árabe "Justo"

O tunisino Khaled Abdelwahhab, arqueólogo amador e arquitecto, é o primeiro árabe nomeado para ser reconhecido como "Justo entre as Nações" pelo Yad Vashem, o memorial oficial do Holocausto. A honra está guardada para os não judeus que arriscaram a vida para salvar judeus dos nazis.
No auge da Segunda Guerra Mundial, Khaled Abdelwahhab escondeu um grupo de judeus na sua quinta na Tunísia, salvando-os das tropas nazis que ocupavam este país do Norte de África.

2007-01-26

Eco do Evangelho de Domingo, 28 de Janeiro

Lc. 4,21-30.
Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?» Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo.' Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaúm, fá-lo também aqui na tua terra.» Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.

2007-01-25

Pelo Sim, Pelo Não

Uma reflexão séria sobre o referendo do próximo dia 11 de Fevereiro impõe a leitura do Acórdão n.º 617/2006, do Tribunal Constitucional.
Para além do corpo do acórdão, de que foi relatora Maria Fernanda Palma, vale a pena ler as declarações de voto de vencido, nomeadamente, de Rui Moura Ramos, Paulo Mota Pinto e de Maria dos Prazeres Pizarro Beleza.

2007-01-22

Abbé Pierre



Faleceu o fundador da comunidade Emaús e uma das mais emblemáticas figuras da luta contra a pobreza, o francês abade Pierre, aos 94 anos de idade.

É dele o grito de alarme de 1954, início da campanha a favor dos sem abrigo:

«Mes amis, au secours...
Une femme vient de mourir gelée, cette nuit à trois heures, sur le trottoir du boulevard Sébastopol, serrant sur elle le papier par lequel, avant hier, on l’avait expulsée...»

2007-01-20

Eco do Evangelho de Domingo, 21 de Janeiro (III do Tempo Comum)

Lc. 1,1-4.4,14-21.
[...]
Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado.
Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista;
a mandar em liberdade os oprimidos,
a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes:
«Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»

2007-01-17

Referendo ao aborto: por falar em crimes...

Vale a pela ler a Lei Orgânica do Regime do Referendo (Lei 15-A/98, 3 Abril).

No seu artigo 206º (Abuso de funções) lê-se:

"O cidadão investido de poder público, o funcionário ou agente do Estado ou de outra pessoa colectiva pública e o ministro de qualquer culto que se sirvam abusivamente das funções ou do cargo para constranger ou induzir eleitores a votar ou a deixar de votar em determinado sentido são punidos com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias."

E pelo artigo 190º fica a saber-se que "A tentativa é sempre punida."

Para mais esclarecimentos ver este post.

Por uma boa causa

Foi lançada uma petição electrónica à assembleiada república, com o objectivo de que a Internet, o software, o Multibanco, a televisão, as comunicações móveis e máquinas de venda de produtos e serviços, sejam acessíveis a todos, incluindo as pessoas com deficiência e idosas, que constituem cerca de 20% da população portuguesa.
Tal acessibilidade é essencial para a melhoria da qualidade de vida, tanto profissional como pessoal, de grande fatia da população, pois os meios electrónicos estão cada vez mais presentes na nossa vida e são cada vez mais importantes.
É imperioso que todas as pessoas possam usufruir deles.
A petição pode ser lida e assinada em: http://www.lerparaver.com/acessibilidade

2007-01-15

Diferentes vivências do Cristianismo

Só ficamos a ganhar quando partilhamos diferentes formas de viver o Cristianismo.
Aprende-se muito.
É o caso deste post que relata a experiência de um Católico num meio de maioria protestante, na Escócia dos nossos dias.
Uma boa sugestão de reflexão, na semana da unidade dos cristãos (18 a 25 de janeiro).

2007-01-14

Já se estava a adivinhar

«(...) os párocos de Montalegre e Chaves vão começar agora a seleccionar e a propor leigos para a preparação [de celebrações dominicais sem padre].
Mas vai ser difícil seguir a recomendação do bispo da diocese para propor sobretudo homens. "São as mulheres que têm mais jeito para isso, são as que cantam, fazem catequese...", adianta Vítor Pereira.
Também Delmino Fontoura aponta que há dificuldades em "encontrar homens com boa dicção". E há ainda os problemas da literacia. Padre de quatro paróquias, tem nove aldeias a seu cargo. Numa delas, vai apenas propor um leigo para a preparação, porque só essa pessoa sabe ler.
Noutra aldeia, onde moram 25 pessoas, só há duas jovens, de 16 e 17 anos, que dominam as artes da leitura. "Elas faltando, mais ninguém sabe ler."»
Vale a pena ler este artigo, que nos revela o país real, no DN de hoje.

2007-01-12

Eco do Evangelho de Domingo, 14 de Janeiro

Jo. 2,1-12.
Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda.
Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe:
«Não têm vinho!»
Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.»
Sua mãe disse aos serventes:
«Fazei o que Ele vos disser!»
Havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma.
Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.»
Eles encheram-nas até cima.
Então ordenou-lhes:
«Tirai agora e levai ao chefe de mesa.»
E eles assim fizeram.
O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, [...] chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!»
Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos acreditaram nele.

2007-01-11

Gandhi e os pecados sociais

(fonte: sitio da visita do Presidente da República à India - http://www.presidencia.pt/india2007/)

Baseado nos princípios éticos do hinduísmo e do Sermão da Montanha, Mahatma Gandhi denunciou os sete pecados Sociais modernos:
1. Política sem princípios
2. Riqueza sem trabalho
3. Prazer sem consciência
4. Educação sem caráter
5. Negócios sem moral
6. Ciência sem humanismo
7. Religião sem sacrifício

Principios pensados nos anos 40, mas que continuam bem actuais.

2007-01-08

2007-01-05

Eco do Evangelho de Domingo, 7 de Janeiro (EPIFANIA)


Mt. 2,1-12.
[...] Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido.
E, enviando-os a Belém, disse-lhes:
«Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.»
Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho.
E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.
Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

2007-01-04

FELIZ ANO NOVO !


Arma Secreta


Tenho uma arma secreta
ao serviço das nações.
Não tem carga nem espoleta
mas dispara em linha recta
mais longe que os foguetões.
Não é Júpiter, nem Thor,
nem Snark ou outros que tais.
É coisa muito melhor que todo o vasto teor
dos Cabos Canaverais.
A potência destinada
às rotações da turbina
não vem da nafta queimada,
nem é de água oxigenada
nem de ergóis da furalina.
Erecta, na torre erguida,
em alerta permanente,
espera o sinal da partida.
Podia chamar-se VIDA.
Chama-se AMOR, simplesmente.

António Gedeão